/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 20...
Autor principal: | MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3862 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38622022-02-26T03:05:22Z A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Transtorno do Espectro Autista-TEA Educação infantil Estado de conhecimento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo. 2022-02-25T17:18:34Z 2022-02-25T17:18:34Z 2022-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário. A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Transtorno do Espectro Autista-TEA Educação infantil Estado de conhecimento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Transtorno do Espectro Autista-TEA Educação infantil Estado de conhecimento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
topic_facet |
Transtorno do Espectro Autista-TEA Educação infantil Estado de conhecimento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Artigo |
author |
MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário |
title |
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
title_short |
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
title_full |
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
title_fullStr |
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
title_full_unstemmed |
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
title_sort |
criança com transtorno do espectro autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862 |
_version_ |
1787155117434208256 |
score |
11.680425 |