Artigo

A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações

A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 20...

ver descrição completa

Autor principal: MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3862
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38622022-02-26T03:05:22Z A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Transtorno do Espectro Autista-TEA Educação infantil Estado de conhecimento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo. 2022-02-25T17:18:34Z 2022-02-25T17:18:34Z 2022-02-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário. A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Transtorno do Espectro Autista-TEA
Educação infantil
Estado de conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Transtorno do Espectro Autista-TEA
Educação infantil
Estado de conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário
A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
topic_facet Transtorno do Espectro Autista-TEA
Educação infantil
Estado de conhecimento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Artigo
author MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário
title A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
title_short A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
title_full A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
title_fullStr A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
title_full_unstemmed A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
title_sort criança com transtorno do espectro autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862
_version_ 1787155117434208256
score 11.680425