Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA

O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e histó...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Suleima Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3880
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3880
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-38802022-07-23T23:02:17Z Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA PINHEIRO, Suleima Silva SILVA, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 Educação no campo Luta do campo Livros didáticos PNLD campo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e história do 2º ano do ensino fundamental, os quais são utilizados na escola Dondon Pinheiro, instituição localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba. Tendo como objetivo principal: realizar um breve histórico da luta pela educação do campo e analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático – Campo e os livros didáticos apresentados anteriormente, em que será discutido as temáticas abordadas em relação ao campo e sua preocupação com a realidade do sujeito no que se refere ao espaço, à cultura e ao trabalho. Sendo que tal análise ocorrerá a partir das imagens, dos textos e dos conceitos presente no livro em questão. Isto, por entendermos que a escola é o espaço de formação social e política dos sujeitos, possuindo a função social de difusão dos saberes acumulados e dos processos de reelaboração e produção dos conhecimentos adquiridos pelos homens ao longo dos tempos, logo, um recurso tão utilizado como o livro didático, merece ser melhor analisado, uma vez que, para aqueles que vivem no campo, a escola é também um espaço de luta e resistência, podendo, ser um espaço privilegiado de formação, conhecimento e cultura, valores e identidades das crianças, jovens e adultos. 2022-03-15T18:20:47Z 2022-03-15T18:20:47Z 2022-02-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PINHEIRO, Suleima Silva. Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3880. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3880 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação no campo
Luta do campo
Livros didáticos
PNLD campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação no campo
Luta do campo
Livros didáticos
PNLD campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
PINHEIRO, Suleima Silva
Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
topic_facet Educação no campo
Luta do campo
Livros didáticos
PNLD campo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e história do 2º ano do ensino fundamental, os quais são utilizados na escola Dondon Pinheiro, instituição localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba. Tendo como objetivo principal: realizar um breve histórico da luta pela educação do campo e analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático – Campo e os livros didáticos apresentados anteriormente, em que será discutido as temáticas abordadas em relação ao campo e sua preocupação com a realidade do sujeito no que se refere ao espaço, à cultura e ao trabalho. Sendo que tal análise ocorrerá a partir das imagens, dos textos e dos conceitos presente no livro em questão. Isto, por entendermos que a escola é o espaço de formação social e política dos sujeitos, possuindo a função social de difusão dos saberes acumulados e dos processos de reelaboração e produção dos conhecimentos adquiridos pelos homens ao longo dos tempos, logo, um recurso tão utilizado como o livro didático, merece ser melhor analisado, uma vez que, para aqueles que vivem no campo, a escola é também um espaço de luta e resistência, podendo, ser um espaço privilegiado de formação, conhecimento e cultura, valores e identidades das crianças, jovens e adultos.
author_additional SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
author_additionalStr SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PINHEIRO, Suleima Silva
title Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
title_short Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
title_full Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
title_fullStr Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
title_full_unstemmed Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA
title_sort educação do campo: uma análise dos livros didáticos girassol e novo girassol do 2ª ano do ensino fundamental utilizados na escola dondon pinheiro, abaetetuba/pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3880
_version_ 1787155120098639872
score 11.753896