/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere
This is a memorial of a choreographic work that deals with my experience as a relative of a detainee, due to the difficulties of experiencing prison and how dance helps in this process. In this way, it presents a process about self-care through dance, as well as, reports how these lived experiences...
Autor principal: | SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3961 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3961 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39612023-08-22T13:04:35Z Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da SILVA, Juanielson Alves http://lattes.cnpq.br/1533903414717314 Cárcere Família Processo de criação Dança Jail Family Creation process Dance CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This is a memorial of a choreographic work that deals with my experience as a relative of a detainee, due to the difficulties of experiencing prison and how dance helps in this process. In this way, it presents a process about self-care through dance, as well as, reports how these lived experiences became propellers of a scenic poetics. I named the methodological approach created for this research-creation as choreovisite, in addition to visits to the physical space of the prison, I carry out reports of experiences, a process of choreographic composition and a bibliographic study about the context of the prison through authors such as Michel Foucault ( 2012), Fábio Godoi and Rafael Mallart (2017); on Creative process in dance and politics through authors such as André Lepecki (2012), Helena Katz and Christine Greiner (2012) who outline their theoretical experiences through dance in relationships with the world, without a kind of rule or prescriptions; and João de Jesus Paes Loureiro's (2007) understanding of semiotic conversion to think about how to create dance through a daily experience. As a result, I can say that this whole process is based on the continuity of movements, gestures and reframing of experiences and, therefore, it contributes to self-care in a difficult life experience and, in addition, I realize that, like life processes, dance processes remain in an unfinished state. Este é um memorial de obra coreográfica que trata de minha experiência enquanto familiar de um detento, mediante as dificuldades de estar experienciando o cárcere e como a dança auxilia neste processo. Apresenta desta forma, um processo sobre o cuidado de si por meio da dança, assim como, relata como estas experiências vividas se tornaram propulsoras de uma poética cênica. Nomeei a abordagem metodológica criada para esta pesquisa-criação como coreovisita, nela além das visitações ao espaço físico do cárcere, realizo relatos de experiências, um processo de composição coreográfica e um estudo bibliográfico acerca do contexto do cárcere por meio de autores como Michel Foucault (2012), Fábio Godoi e Rafael Mallart (2017); sobre Processo criativo em dança e política por meio de autores como André Lepecki (2012), Helena Katz e Christine Greiner (2012) que traçam suas experiências teóricas por meio da dança em relações com o mundo, sem uma espécie de regra ou predefinições; e ainda a compreensão de conversão semiótica de João de Jesus Paes Loureiro (2007) para pensar como criar dança por meio de uma experiência cotidiana. Como resultante, posso dizer que todo este processo se baseia na continuidade de movimentos, gestos e ressignificação de vivências e experiências e, por conseguinte, ele contribui para um cuidado de si em uma experiência de vida difícil e, além disso, percebo que, assim como os processos de vida, os processos em dança seguem em estado de inacabamento. 2022-04-07T17:02:57Z 2022-04-07T17:02:57Z 2021-02-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da. GRADES DA PELE: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere. Orientador: Juanielson Alves Silva. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro ou Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3961. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3961 por Acesso Aberto DRIVE |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Cárcere Família Processo de criação Dança Jail Family Creation process Dance CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
spellingShingle |
Cárcere Família Processo de criação Dança Jail Family Creation process Dance CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
topic_facet |
Cárcere Família Processo de criação Dança Jail Family Creation process Dance CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
description |
This is a memorial of a choreographic work that deals with my experience as a relative of a detainee, due to the difficulties of experiencing prison
and how dance helps in this process. In this way, it presents a process about self-care through dance, as well as, reports how these lived experiences
became propellers of a scenic poetics. I named the methodological approach created for this research-creation as choreovisite, in addition to visits
to the physical space of the prison, I carry out reports of experiences, a process of choreographic composition and a bibliographic study about the
context of the prison through authors such as Michel Foucault ( 2012), Fábio Godoi and Rafael Mallart (2017); on Creative process in dance and
politics through authors such as André Lepecki (2012), Helena Katz and Christine Greiner (2012) who outline their theoretical experiences through
dance in relationships with the world, without a kind of rule or prescriptions; and João de Jesus Paes Loureiro's (2007) understanding of semiotic
conversion to think about how to create dance through a daily experience. As a result, I can say that this whole process is based on the continuity
of movements, gestures and reframing of experiences and, therefore, it contributes to self-care in a difficult life experience and, in addition, I realize
that, like life processes, dance processes remain in an unfinished state. |
author_additional |
SILVA, Juanielson Alves |
author_additionalStr |
SILVA, Juanielson Alves |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Jeniffer Patrícia Moura da |
title |
Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
title_short |
Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
title_full |
Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
title_fullStr |
Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
title_full_unstemmed |
Grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
title_sort |
grades da pele: um processo de criação em dança a partir de experiências familiares em situação de cárcere |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3961 |
_version_ |
1787155136910458880 |
score |
11.755432 |