Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola

Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas...

ver descrição completa

Autor principal: GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva
Outros Autores: PEREIRA, Denilda Nunes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-397
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3972021-05-21T03:00:23Z A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva PEREIRA, Denilda Nunes SILVA, Dedival Brandão da http://lattes.cnpq.br/2843515711368703 Ludicidade Aprendizagem Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba. Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira. Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular. Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária. 2017-12-27T18:34:35Z 2017-12-27T18:34:35Z 2011-07-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva; PEREIRA, Denilda Nunes. A Ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2011. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
spellingShingle Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
topic_facet Ludicidade
Aprendizagem
Educação infantil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba. Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira. Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular. Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária.
author_additional SILVA, Dedival Brandão da
author_additionalStr SILVA, Dedival Brandão da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva
author2 PEREIRA, Denilda Nunes
author2Str PEREIRA, Denilda Nunes
title A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
title_short A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
title_full A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
title_fullStr A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
title_full_unstemmed A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
title_sort ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
publishDate 2017
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397
_version_ 1787154487839817728
score 11.753735