/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola
Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas...
Autor principal: | GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva |
---|---|
Outros Autores: | PEREIRA, Denilda Nunes |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-397 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3972021-05-21T03:00:23Z A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva PEREIRA, Denilda Nunes SILVA, Dedival Brandão da http://lattes.cnpq.br/2843515711368703 Ludicidade Aprendizagem Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba. Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira. Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular. Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária. 2017-12-27T18:34:35Z 2017-12-27T18:34:35Z 2011-07-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva; PEREIRA, Denilda Nunes. A Ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola. 2011. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2011. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ludicidade Aprendizagem Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
spellingShingle |
Ludicidade Aprendizagem Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
topic_facet |
Ludicidade Aprendizagem Educação infantil CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Este ensaio objetiva fazer um estudo sobre a importância do lúdico na prática dos professores da pré-escola, discutir a ação lúdica, analisar sua aplicação no desenvolvimento e aprendizado das crianças, tomando por base duas realidades escolares. Observando a prática das professoras em duas escolas distintas do Município de Abaetetuba.
Inicialmente, buscou fazer um apanhado da importância do lúdico no contexto social dos indivíduos apontando, também, a importância que o mesmo exerce na educação infantil a considerar a legislação educacional brasileira.
Em seguida, o estudo está voltado para a análise sobre a prática lúdica das professoras do pré-escolar, tomando como parâmetro duas escolas com alunos (as) dessa faixa etária, sendo uma da rede pública municipal e outra da rede particular.
Finalmente, a pesquisa discute a questão das condições da aprendizagem em tais escolas, enfatizando até que ponto o lúdico ao ser apropriado pelas professoras em seu ambiente escolar, contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos naquela faixa etária. |
author_additional |
SILVA, Dedival Brandão da |
author_additionalStr |
SILVA, Dedival Brandão da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
GONÇALVES, Andréa Cristina da Silva |
author2 |
PEREIRA, Denilda Nunes |
author2Str |
PEREIRA, Denilda Nunes |
title |
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
title_short |
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
title_full |
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
title_fullStr |
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
title_full_unstemmed |
A ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
title_sort |
ludicidade no desenvolvimento e aprendizagem de crianças na pré-escola |
publishDate |
2017 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/397 |
_version_ |
1787154487839817728 |
score |
11.753735 |