Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula

O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem n...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Ramila Lameira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3977
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39772022-04-13T03:05:53Z Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula ALMEIDA, Ramila Lameira de BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 História da matemática Jogo da dama Metodologias ativas Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem na área da geometria visando à compreensão e exercitar a construção de conceitos e suas habilidades, que ressaltam o propósito para ser estudado. Apresentar a utilização de jogos e mostrar algumas alternativas de assuntos mencionados no decorrer do ano que podem ser alcançados através do mesmo, à busca por métodos alternativos para a sala de aula conduz para um ambiente aprazível a todos, a escola por sua vez é um espaço onde se tem uma maior convivência entre indivíduos, é um espaço para a busca do conhecimento e para se autoconhecer, dito isto nossa preocupação é também em relação a adaptação desses alunos que iniciam um novo passo no âmbito escolar. Levando em consideração a preocupação em animar os alunos a se adequarem a nova fase, o jogo vem como reforço e aprofundamento na disciplina é um ato de juntar o útil ao agradável. 2022-04-12T17:21:57Z 2022-04-12T17:21:57Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Ramila Lameira de. Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977 por Acesso Aberto 1 CD-Rom
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic História da matemática
Jogo da dama
Metodologias ativas
Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle História da matemática
Jogo da dama
Metodologias ativas
Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
ALMEIDA, Ramila Lameira de
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
topic_facet História da matemática
Jogo da dama
Metodologias ativas
Ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem na área da geometria visando à compreensão e exercitar a construção de conceitos e suas habilidades, que ressaltam o propósito para ser estudado. Apresentar a utilização de jogos e mostrar algumas alternativas de assuntos mencionados no decorrer do ano que podem ser alcançados através do mesmo, à busca por métodos alternativos para a sala de aula conduz para um ambiente aprazível a todos, a escola por sua vez é um espaço onde se tem uma maior convivência entre indivíduos, é um espaço para a busca do conhecimento e para se autoconhecer, dito isto nossa preocupação é também em relação a adaptação desses alunos que iniciam um novo passo no âmbito escolar. Levando em consideração a preocupação em animar os alunos a se adequarem a nova fase, o jogo vem como reforço e aprofundamento na disciplina é um ato de juntar o útil ao agradável.
author_additional BARROS, Osvaldo dos Santos
author_additionalStr BARROS, Osvaldo dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALMEIDA, Ramila Lameira de
title Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
title_short Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
title_full Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
title_fullStr Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
title_full_unstemmed Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
title_sort proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977
_version_ 1787155141406752768
score 11.753735