/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula
O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem n...
Autor principal: | ALMEIDA, Ramila Lameira de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-3977 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-39772022-04-13T03:05:53Z Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula ALMEIDA, Ramila Lameira de BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 História da matemática Jogo da dama Metodologias ativas Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem na área da geometria visando à compreensão e exercitar a construção de conceitos e suas habilidades, que ressaltam o propósito para ser estudado. Apresentar a utilização de jogos e mostrar algumas alternativas de assuntos mencionados no decorrer do ano que podem ser alcançados através do mesmo, à busca por métodos alternativos para a sala de aula conduz para um ambiente aprazível a todos, a escola por sua vez é um espaço onde se tem uma maior convivência entre indivíduos, é um espaço para a busca do conhecimento e para se autoconhecer, dito isto nossa preocupação é também em relação a adaptação desses alunos que iniciam um novo passo no âmbito escolar. Levando em consideração a preocupação em animar os alunos a se adequarem a nova fase, o jogo vem como reforço e aprofundamento na disciplina é um ato de juntar o útil ao agradável. 2022-04-12T17:21:57Z 2022-04-12T17:21:57Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALMEIDA, Ramila Lameira de. Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977 por Acesso Aberto 1 CD-Rom |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
História da matemática Jogo da dama Metodologias ativas Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
História da matemática Jogo da dama Metodologias ativas Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA ALMEIDA, Ramila Lameira de Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
topic_facet |
História da matemática Jogo da dama Metodologias ativas Ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O Ensino da matemática é uma disciplina que apresenta um bloqueio na concepção dos alunos, é onde o índice de avaliação ficam estagnados, este cenário revela uma baixa proficiência em relação ao aprendizado. Esta proposta de ensino voltado para alunos do 6º ano, o intuito é abranger a aprendizagem na área da geometria visando à compreensão e exercitar a construção de conceitos e suas habilidades, que ressaltam o propósito para ser estudado. Apresentar a utilização de jogos e mostrar algumas alternativas de assuntos mencionados no decorrer do ano que podem ser alcançados através do mesmo, à busca por métodos alternativos para a sala de aula conduz para um ambiente aprazível a todos, a escola por sua vez é um espaço onde se tem uma maior convivência entre indivíduos, é um espaço para a busca do conhecimento e para se autoconhecer, dito isto nossa preocupação é também em relação a adaptação desses alunos que iniciam um novo passo no âmbito escolar. Levando em consideração a preocupação em animar os alunos a se adequarem a nova fase, o jogo vem como reforço e aprofundamento na disciplina é um ato de juntar o útil ao agradável. |
author_additional |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
author_additionalStr |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ALMEIDA, Ramila Lameira de |
title |
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
title_short |
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
title_full |
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
title_fullStr |
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
title_sort |
proposições que auxiliam na concepção da matemática por meio do jogo da dama na sala de aula |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3977 |
_version_ |
1787155141406752768 |
score |
11.753735 |