Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente

This course conclusion work aims to report experiences learned during the Pedagogical Residency Program (PRP) in an Early Childhood Education class at EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, an internship field school located in the urban area of the municipality of Altamira/PA. Thus, from the immersion in...

ver descrição completa

Autor principal: XAVIER, Débora Macedo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4046
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4046
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40462022-08-31T16:24:27Z A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente XAVIER, Débora Macedo MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7426651393268725 Residência pedagógica Estágio supervisionado Educação infantil Formação inicial Pedagogical residency Supervised internship Child education Training initial CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This course conclusion work aims to report experiences learned during the Pedagogical Residency Program (PRP) in an Early Childhood Education class at EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, an internship field school located in the urban area of the municipality of Altamira/PA. Thus, from the immersion in the locus of the classroom, during the activities of Supervised Internship in Early Childhood Education, developed in parallel with the training actions of the PRP, I seek to reflect on how these integrated experiences contributed to my initial training, as a student/resident from the Pedagogy Course at the Federal University of Pará/Campus de Altamira. The methodology used was a qualitative approach, guided by the autobiographical narrative, supported by the record of my experiences in the setting process and conducting activities. The results made it possible for me to perceive that the supervised internship integrated to the actions of the PRP at this stage of teaching constituted a space for the construction of professional identity, insofar as they provided me with action-reflection-action on my initial training and experiences in real-time teaching, as a learner of the teaching profession and of the concreteness of pedagogical practice in Early Childhood Education, intertwined with theory-practice in the Higher Education Institution and in the Basic Education school, in addition to providing an opportunity to understand the specificities of the work of the teacher who at this stage of teaching. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, relatar experiências apreendidas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma turma de Educação Infantil da EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, escola campo de estágio localizada na zona urbana do município de Altamira/PA. Assim, a partir da imersão no lócus da sala de aula, no decorrer das atividades de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido paralelamente às ações formativas do PRP, busco refletir de que forma essas vivências integradas contribuíram na minha formação inicial, como aluna/residente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, orientada a partir da narrativa autobiográfica, subsidiada pelo registro de minhas vivências no processo de ambientação e das atividades de regência. Os resultados possibilitaram-me perceber que o estágio supervisionado integrado às ações do PRP nessa etapa de ensino, constituiu-se em um espaço de construção da identidade profissional, na medida em que me proporcionaram ação-reflexão-ação sobre minha formação inicial e as experiências na docência em tempo real, como aprendente da profissão docente e da concretude da prática pedagógica na Educação Infantil, entrelaçada à teoria-prática na Instituição de Ensino Superior e na escola de Educação Básica, além de oportunizar a compreensão das especificidades do trabalho do professor que atua nessa etapa de ensino. 2022-05-17T17:24:28Z 2022-05-17T17:24:28Z 2022-02-01 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação XAVIER, Débora Macedo. A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente. Orientadora: Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4046. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4046 por Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Residência pedagógica
Estágio supervisionado
Educação infantil
Formação inicial
Pedagogical residency
Supervised internship
Child education
Training initial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Residência pedagógica
Estágio supervisionado
Educação infantil
Formação inicial
Pedagogical residency
Supervised internship
Child education
Training initial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
XAVIER, Débora Macedo
A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
topic_facet Residência pedagógica
Estágio supervisionado
Educação infantil
Formação inicial
Pedagogical residency
Supervised internship
Child education
Training initial
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This course conclusion work aims to report experiences learned during the Pedagogical Residency Program (PRP) in an Early Childhood Education class at EMEF Prof. Antônio Gondim Lins, an internship field school located in the urban area of the municipality of Altamira/PA. Thus, from the immersion in the locus of the classroom, during the activities of Supervised Internship in Early Childhood Education, developed in parallel with the training actions of the PRP, I seek to reflect on how these integrated experiences contributed to my initial training, as a student/resident from the Pedagogy Course at the Federal University of Pará/Campus de Altamira. The methodology used was a qualitative approach, guided by the autobiographical narrative, supported by the record of my experiences in the setting process and conducting activities. The results made it possible for me to perceive that the supervised internship integrated to the actions of the PRP at this stage of teaching constituted a space for the construction of professional identity, insofar as they provided me with action-reflection-action on my initial training and experiences in real-time teaching, as a learner of the teaching profession and of the concreteness of pedagogical practice in Early Childhood Education, intertwined with theory-practice in the Higher Education Institution and in the Basic Education school, in addition to providing an opportunity to understand the specificities of the work of the teacher who at this stage of teaching.
author_additional MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
author_additionalStr MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author XAVIER, Débora Macedo
title A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
title_short A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
title_full A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
title_fullStr A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
title_full_unstemmed A contribuição do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
title_sort contribuição do programa residência pedagógica para a formação inicial do pedagogo: relato de uma residente
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4046
_version_ 1787155159340548096
score 11.755432