Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará

This paper, as the result of research, aims to further the visibility of local knowledge combined with the teaching of science. The objective was to observe the production and ways of propagating the water expertise, especially the ones from the boatmen in the region of the Acará river. In the study...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Eliene da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4048
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4048
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40482022-05-20T17:26:02Z Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará ALVES, Eliene da Silva TOUTONGE, Eliana Campos Pojo http://lattes.cnpq.br/1223748500489517 https://orcid.org/0000-0002-7466-3996 Cultura local Saberes Ensino Local culture Knowledges Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper, as the result of research, aims to further the visibility of local knowledge combined with the teaching of science. The objective was to observe the production and ways of propagating the water expertise, especially the ones from the boatmen in the region of the Acará river. In the study, centered in the qualitative approach, we have used ethnography resources seem from a perspective of deepening the learning of it. Therefore, raising field work and the construction of knowledge. Moreover, in the theoretical references there are authors such as Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), among others. We noted the constant movements from one edge of the river to another, in which the boatmen share trades and knowledges in their trajectories of life and work. The results indicate a close relationship to the waters, dictated by the subjects’ feelings and values and the existing interaction among the teaching of science through the thematic field of the waters. Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências. 2022-05-19T17:30:03Z 2022-05-19T17:30:03Z 2022-04-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização ALVES, Eliene da Silva. Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4048. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4048 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Cultura local
Saberes
Ensino
Local culture
Knowledges
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Cultura local
Saberes
Ensino
Local culture
Knowledges
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
ALVES, Eliene da Silva
Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
topic_facet Cultura local
Saberes
Ensino
Local culture
Knowledges
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper, as the result of research, aims to further the visibility of local knowledge combined with the teaching of science. The objective was to observe the production and ways of propagating the water expertise, especially the ones from the boatmen in the region of the Acará river. In the study, centered in the qualitative approach, we have used ethnography resources seem from a perspective of deepening the learning of it. Therefore, raising field work and the construction of knowledge. Moreover, in the theoretical references there are authors such as Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), among others. We noted the constant movements from one edge of the river to another, in which the boatmen share trades and knowledges in their trajectories of life and work. The results indicate a close relationship to the waters, dictated by the subjects’ feelings and values and the existing interaction among the teaching of science through the thematic field of the waters.
author_additional TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
author_additionalStr TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
format Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
author ALVES, Eliene da Silva
title Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
title_short Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
title_full Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
title_fullStr Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
title_full_unstemmed Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
title_sort diálogos entre saberes e o ensino de ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do rio acará
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4048
_version_ 1787155159940333568
score 11.753896