Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia

The splitting of knowledge in science education makes knowledge even more isolated from each other, making it difficult to realize its various crossings. It is necessary to build paths that favor a science for all, that stimulate curiosity and interest in science and democratize knowledge. According...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Brisa Joplin Nunes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4060
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40602022-05-31T03:05:17Z O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia SANTOS, Brisa Joplin Nunes NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis http://lattes.cnpq.br/1824181793460239 https://orcid.org/0000-0001-5501-4045 Histórias em quadrinhos na educação Imunologia - estudo e ensino Ciência - estudo e ensino Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA The splitting of knowledge in science education makes knowledge even more isolated from each other, making it difficult to realize its various crossings. It is necessary to build paths that favor a science for all, that stimulate curiosity and interest in science and democratize knowledge. According to this, to build articulations we chose the anime Hataraku Saibou to problematize and contextualize scientific knowledge about vaccines and immune system cells. Methodologically, the research was developed in two stages: 1) survey of papers published between 1997-2019 at the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) to identify papers that take the anime as a methodological strategy for the construction of relevant knowledge in science teaching and 2); the construction of a Didactic Sequence (DS) that, based on the thematic approach proposed by Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), allows articulating understandings about immunology through the dialogue of knowledge between anime and sciences. The difficulty of finding works that take the anime as strategies to guide broad and plural understandings about immunology in a national impact event and the DS produced evidence the richness of this strategy to propose more critical and plural knowledge. A fragmentação de saberes na educação em ciências torna os conhecimentos ainda mais isolados entre si, dificultando que sejam percebidos os seus diversos atravessamentos. É preciso construir caminhos que favoreçam a uma ciência para todos, que nutram a curiosidade e interesse pelas ciências e democratize os conhecimentos. Para construir articulações dessa ordem, escolhemos o anime Hataraku Saibou como via para problematizar e contextualizar conhecimentos científicos sobre vacinas e células do sistema imunológico. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) levantamento de trabalhos publicados entre 1997-2019 no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) com o intuito de identificar produções que tomam o anime como estratégia metodológica para construção de conhecimentos pertinentes no ensino de ciências e 2); a construção de uma Sequência Didática (SD) que, pautada na abordagem temática proposta por Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), permita articular compreensões sobre imunologia através do diálogo de saberes entre anime e ciências. A dificuldade de encontrar trabalhos que tomam os animes como estratégias para orientar compreensões amplas e plurais sobre imunologia em um evento de nacional impacto e a SD produzida evidenciam a riqueza dessa estratégia como via para a proposição de saberes mais críticos e plurais. 2022-05-30T14:04:25Z 2022-05-30T14:04:25Z 2022-02-04 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Brisa Joplin Nunes. O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060 Acesso Aberto bibbiologicas@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Histórias em quadrinhos na educação
Imunologia - estudo e ensino
Ciência - estudo e ensino
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
spellingShingle Histórias em quadrinhos na educação
Imunologia - estudo e ensino
Ciência - estudo e ensino
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
SANTOS, Brisa Joplin Nunes
O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
topic_facet Histórias em quadrinhos na educação
Imunologia - estudo e ensino
Ciência - estudo e ensino
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
description The splitting of knowledge in science education makes knowledge even more isolated from each other, making it difficult to realize its various crossings. It is necessary to build paths that favor a science for all, that stimulate curiosity and interest in science and democratize knowledge. According to this, to build articulations we chose the anime Hataraku Saibou to problematize and contextualize scientific knowledge about vaccines and immune system cells. Methodologically, the research was developed in two stages: 1) survey of papers published between 1997-2019 at the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) to identify papers that take the anime as a methodological strategy for the construction of relevant knowledge in science teaching and 2); the construction of a Didactic Sequence (DS) that, based on the thematic approach proposed by Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), allows articulating understandings about immunology through the dialogue of knowledge between anime and sciences. The difficulty of finding works that take the anime as strategies to guide broad and plural understandings about immunology in a national impact event and the DS produced evidence the richness of this strategy to propose more critical and plural knowledge.
author_additional NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis
author_additionalStr NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Brisa Joplin Nunes
title O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
title_short O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
title_full O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
title_fullStr O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
title_full_unstemmed O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
title_sort o uso do anime hataraku saibou como estratégia para ensinar imunologia
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060
_version_ 1787155164122054656
score 11.753896