Artigo

Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular

Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostra...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Ithaísii Costa dos
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4083
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40832022-06-04T03:05:18Z Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular SANTOS, Ithaísii Costa dos MOTA, Leila Saraiva http://lattes.cnpq.br/5730330796384022 NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/5658289632563411 https://orcid.org/0000-0003-3666-0812 https://orcid.org/0000-0002-3110-3649 Alfabetização de surdos Língua portuguesa Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostrar o uso da Língua de sinais e suas contribuições no desenvolvimento de duas alunas surdas e alunos ouvintes no ensino regular. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da língua brasileira de sinais-Libras na comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes em uma turma de ensino regular. Objetivos específicos: investigar as contribuições do ensino da Línguas brasileiras de sinais-Libras na aprendizagem. Analisar a interação educacional a partir da aquisição da Libras entre duas alunas surdas e alunos ouvintes. A metodologia de investigação envolveu pesquisa bibliográfica como os autores Costa (2009), Góes (1996), Martins (1997), Moreira (1995), Oliveira (2013) entre outros, e pesquisa de campo, duas alunas surdas incluídas em uma sala de ensino regular, em uma escola municipal EEEF Externato Santo Antônio do município de Bragança/PA, os resultados apontaram que o contato do surdo com a língua brasileira de sinais-Libras, no processo de aceitação e aquisição de novos sinais, não acontece de forma uniforme, e cada surdo aprende esses sinais no seu tempo. Para alguns alunos surdos ocorreu a interação com seus colegas e professores normalmente, para outros, aconteceu algumas resistências, conforme foram identificados nesse estudo. 2022-06-03T12:02:18Z 2022-06-03T12:02:18Z 2021-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Ithaísii Costa dos. Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular. Orientadora: Leila Saraiva Mota. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Alfabetização de surdos
Língua portuguesa
Libras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Alfabetização de surdos
Língua portuguesa
Libras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Ithaísii Costa dos
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
topic_facet Alfabetização de surdos
Língua portuguesa
Libras
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostrar o uso da Língua de sinais e suas contribuições no desenvolvimento de duas alunas surdas e alunos ouvintes no ensino regular. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da língua brasileira de sinais-Libras na comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes em uma turma de ensino regular. Objetivos específicos: investigar as contribuições do ensino da Línguas brasileiras de sinais-Libras na aprendizagem. Analisar a interação educacional a partir da aquisição da Libras entre duas alunas surdas e alunos ouvintes. A metodologia de investigação envolveu pesquisa bibliográfica como os autores Costa (2009), Góes (1996), Martins (1997), Moreira (1995), Oliveira (2013) entre outros, e pesquisa de campo, duas alunas surdas incluídas em uma sala de ensino regular, em uma escola municipal EEEF Externato Santo Antônio do município de Bragança/PA, os resultados apontaram que o contato do surdo com a língua brasileira de sinais-Libras, no processo de aceitação e aquisição de novos sinais, não acontece de forma uniforme, e cada surdo aprende esses sinais no seu tempo. Para alguns alunos surdos ocorreu a interação com seus colegas e professores normalmente, para outros, aconteceu algumas resistências, conforme foram identificados nesse estudo.
author_additional MOTA, Leila Saraiva
author_additionalStr MOTA, Leila Saraiva
format Artigo
author SANTOS, Ithaísii Costa dos
title Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
title_short Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
title_full Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
title_fullStr Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
title_full_unstemmed Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
title_sort língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083
_version_ 1787155170562408448
score 11.753735