/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular
Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostra...
Autor principal: | SANTOS, Ithaísii Costa dos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4083 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-40832022-06-04T03:05:18Z Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular SANTOS, Ithaísii Costa dos MOTA, Leila Saraiva http://lattes.cnpq.br/5730330796384022 NEVES, Joana D'Arc de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/5658289632563411 https://orcid.org/0000-0003-3666-0812 https://orcid.org/0000-0002-3110-3649 Alfabetização de surdos Língua portuguesa Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostrar o uso da Língua de sinais e suas contribuições no desenvolvimento de duas alunas surdas e alunos ouvintes no ensino regular. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da língua brasileira de sinais-Libras na comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes em uma turma de ensino regular. Objetivos específicos: investigar as contribuições do ensino da Línguas brasileiras de sinais-Libras na aprendizagem. Analisar a interação educacional a partir da aquisição da Libras entre duas alunas surdas e alunos ouvintes. A metodologia de investigação envolveu pesquisa bibliográfica como os autores Costa (2009), Góes (1996), Martins (1997), Moreira (1995), Oliveira (2013) entre outros, e pesquisa de campo, duas alunas surdas incluídas em uma sala de ensino regular, em uma escola municipal EEEF Externato Santo Antônio do município de Bragança/PA, os resultados apontaram que o contato do surdo com a língua brasileira de sinais-Libras, no processo de aceitação e aquisição de novos sinais, não acontece de forma uniforme, e cada surdo aprende esses sinais no seu tempo. Para alguns alunos surdos ocorreu a interação com seus colegas e professores normalmente, para outros, aconteceu algumas resistências, conforme foram identificados nesse estudo. 2022-06-03T12:02:18Z 2022-06-03T12:02:18Z 2021-12-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SANTOS, Ithaísii Costa dos. Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular. Orientadora: Leila Saraiva Mota. 2021. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Alfabetização de surdos Língua portuguesa Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Alfabetização de surdos Língua portuguesa Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SANTOS, Ithaísii Costa dos Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
topic_facet |
Alfabetização de surdos Língua portuguesa Libras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular” é resultado da pesquisa de graduação vinculada ao curso de licenciatura plena em pedagogia da universidade Federal do Pará. O presente estudo buscou mostrar o uso da Língua de sinais e suas contribuições no desenvolvimento de duas alunas surdas e alunos ouvintes no ensino regular. O objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da língua brasileira de sinais-Libras na comunicação e interação entre alunos surdos e ouvintes em uma turma de ensino regular. Objetivos específicos: investigar as contribuições do ensino da Línguas brasileiras de sinais-Libras na aprendizagem. Analisar a interação educacional a partir da aquisição da Libras entre duas alunas surdas e alunos ouvintes. A metodologia de investigação envolveu pesquisa bibliográfica como os autores Costa (2009), Góes (1996), Martins (1997), Moreira (1995), Oliveira (2013) entre outros, e pesquisa de campo, duas alunas surdas incluídas em uma sala de ensino regular, em uma escola municipal EEEF Externato Santo Antônio do município de Bragança/PA, os resultados apontaram que o contato do surdo com a língua brasileira de sinais-Libras, no processo de aceitação e aquisição de novos sinais, não acontece de forma uniforme, e cada surdo aprende esses sinais no seu tempo. Para alguns alunos surdos ocorreu a interação com seus colegas e professores normalmente, para outros, aconteceu algumas resistências, conforme foram identificados nesse estudo. |
author_additional |
MOTA, Leila Saraiva |
author_additionalStr |
MOTA, Leila Saraiva |
format |
Artigo |
author |
SANTOS, Ithaísii Costa dos |
title |
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
title_short |
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
title_full |
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
title_fullStr |
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
title_full_unstemmed |
Língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
title_sort |
língua de sinais e suas contribuições na aprendizagem e interação de alunos surdos no ensino regular |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4083 |
_version_ |
1787155170562408448 |
score |
11.753735 |