Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)

Dance is an element of body culture, integrating itself as one of the contents of Physical Education. Despite the importance of dance in school, it is still common to note the low applicability of this content in Physical Education classes, in many cases, dance is reduced to extracurricular activ...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Amanda Rodrigues
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4115
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4115
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41152022-06-14T03:05:24Z A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017) PEREIRA, Amanda Rodrigues PINHEIRO, Welington da Costa http://lattes.cnpq.br/3643230594440900 Dança Educação física escolar Produção do conhecimento em dança Dance School physical education Knowledge production in dance CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Dance is an element of body culture, integrating itself as one of the contents of Physical Education. Despite the importance of dance in school, it is still common to note the low applicability of this content in Physical Education classes, in many cases, dance is reduced to extracurricular activity, being remembered only at parties and school events. In order to broaden the discussions that promote the realization of dance as a school content, the present study aimed to analyze the academic productions about dance in the School Working Group of the Brazilian Congress of Sport Sciences - CONBRACE (2015-2017). The study was developed from a bibliographical research with qualitative approach. From the results found, it was possible to recognize the potential of dance as knowledge to be worked at school offering resources to form critical opinions and reproduce spaces of just sociability, as well as to understand the relationships with the other, with the world and with oneself and, yet, understand our historical and cultural development as a body, being, in the world. It was identified as limits in the teaching of dance, the issues related to the body, prejudice and resistance. It is considered that new research should be focused on educational policies, as a way to fight for the realization of dance as a creative manifestation present in the school with a view to truly emancipating education. A dança é um elemento da cultura corporal, integrando-se como um dos conteúdos da Educação Física. Apesar da importância da dança na escola, ainda é comum notar a pouca aplicabilidade desse conteúdo nas aulas de Educação Física, em muitos casos, a dança é reduzida a atividade extracurricular, sendo lembrada apenas nos períodos de festas e eventos escolares. No intuito de ampliar as discussões que promovam a efetivação da dança como conteúdo escolar, o presente estudo teve como objetivo analisar as produções acadêmicas sobre a dança no Grupo de Trabalho Temático Escola do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE (2015-2017). O estudo se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. A partir dos resultados encontrados, foi possível reconhecer o potencial da dança como conhecimento a ser trabalhado na escola oferecendo recursos para formar opiniões críticas e reproduzir espaços de sociabilidade justas, assim como compreender as relações com o outro, com o mundo e consigo mesmo e, ainda, compreender o nosso desenvolvimento histórico e cultural como corpo, ser, no mundo. Identificou-se como limites no ensino da dança, as questões ligadas ao corpo, o preconceito e a resistência. Considera-se que novas pesquisas devem ser voltadas as políticas educacionais, como forma de lutar pela concretização da dança como manifestação criativa presente na escola com vistas à educação verdadeiramente emancipadora. 2022-06-13T16:36:28Z 2022-06-13T16:36:28Z 2019-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PEREIRA, Amanda Rodrigues. A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017). Orientador: Welington da Costa Pinheiro. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4115. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4115 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança
Educação física escolar
Produção do conhecimento em dança
Dance
School physical education
Knowledge production in dance
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Dança
Educação física escolar
Produção do conhecimento em dança
Dance
School physical education
Knowledge production in dance
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
PEREIRA, Amanda Rodrigues
A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
topic_facet Dança
Educação física escolar
Produção do conhecimento em dança
Dance
School physical education
Knowledge production in dance
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description Dance is an element of body culture, integrating itself as one of the contents of Physical Education. Despite the importance of dance in school, it is still common to note the low applicability of this content in Physical Education classes, in many cases, dance is reduced to extracurricular activity, being remembered only at parties and school events. In order to broaden the discussions that promote the realization of dance as a school content, the present study aimed to analyze the academic productions about dance in the School Working Group of the Brazilian Congress of Sport Sciences - CONBRACE (2015-2017). The study was developed from a bibliographical research with qualitative approach. From the results found, it was possible to recognize the potential of dance as knowledge to be worked at school offering resources to form critical opinions and reproduce spaces of just sociability, as well as to understand the relationships with the other, with the world and with oneself and, yet, understand our historical and cultural development as a body, being, in the world. It was identified as limits in the teaching of dance, the issues related to the body, prejudice and resistance. It is considered that new research should be focused on educational policies, as a way to fight for the realization of dance as a creative manifestation present in the school with a view to truly emancipating education.
author_additional PINHEIRO, Welington da Costa
author_additionalStr PINHEIRO, Welington da Costa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PEREIRA, Amanda Rodrigues
title A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
title_short A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
title_full A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
title_fullStr A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
title_full_unstemmed A dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do CONBRACE (2015-2017)
title_sort dança na escola: uma análise da produção científica no grupo de trabalho temático escola do conbrace (2015-2017)
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4115
_version_ 1787155183075065856
score 11.753896