Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém

This study addresses the learning assessment performed by Physical Education teachers of the Federal Institute of Pará Campus Belém in order to understand the assessment in the context of school physical education. The results obtained in this research, through questionnaire and interview, show t...

ver descrição completa

Autor principal: CONEGUNDES, Lucas Araújo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4129
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4129
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41292022-06-23T03:05:29Z Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém CONEGUNDES, Lucas Araújo GUEDES, Edna Leonor Reis http://lattes.cnpq.br/9758946752814065 Avaliação Aprendizagem Educação física Ensino Evaluation Learning Physical education Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA This study addresses the learning assessment performed by Physical Education teachers of the Federal Institute of Pará Campus Belém in order to understand the assessment in the context of school physical education. The results obtained in this research, through questionnaire and interview, show that the practice of some teachers about evaluation in School Physical Education differs in some points to those recommended by Law 9394/96 - Law of Guidelines and Bases of National Education. The practice of assessment in Physical Education in a classificatory way aimed at physical fitness can still be identified in some teaching practices. This study aimed to analyze the assessment methods that are used by teachers, interrelating them with the objectives of the teaching-learning process, focusing their thoughts on the critical-overcoming perspective of Physical Education, which aims at an assessment where the focus is on critical assimilation of the student about the taught content. Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado. 2022-06-22T13:37:15Z 2022-06-22T13:37:15Z 2019-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONEGUNDES, Lucas Araújo. Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém. Orientadora: Edna Leonor Reis Guedes. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4129. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4129 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Avaliação
Aprendizagem
Educação física
Ensino
Evaluation
Learning
Physical education
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
spellingShingle Avaliação
Aprendizagem
Educação física
Ensino
Evaluation
Learning
Physical education
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CONEGUNDES, Lucas Araújo
Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
topic_facet Avaliação
Aprendizagem
Educação física
Ensino
Evaluation
Learning
Physical education
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
description This study addresses the learning assessment performed by Physical Education teachers of the Federal Institute of Pará Campus Belém in order to understand the assessment in the context of school physical education. The results obtained in this research, through questionnaire and interview, show that the practice of some teachers about evaluation in School Physical Education differs in some points to those recommended by Law 9394/96 - Law of Guidelines and Bases of National Education. The practice of assessment in Physical Education in a classificatory way aimed at physical fitness can still be identified in some teaching practices. This study aimed to analyze the assessment methods that are used by teachers, interrelating them with the objectives of the teaching-learning process, focusing their thoughts on the critical-overcoming perspective of Physical Education, which aims at an assessment where the focus is on critical assimilation of the student about the taught content.
author_additional GUEDES, Edna Leonor Reis
author_additionalStr GUEDES, Edna Leonor Reis
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONEGUNDES, Lucas Araújo
title Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
title_short Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
title_full Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
title_fullStr Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
title_full_unstemmed Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém
title_sort avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do instituto federal do pará campus belém
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4129
_version_ 1787155189286830080
score 11.753896