Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades

O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronô...

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Autor principal: ARAÚJO, Daniel Machado
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4142
Resumo:
O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem (MORIN, 2003), o qual implica em um pensamento integral que religa conhecimentos, dialoga saberes de áreas distintas e insiste na inserção dos conhecimentos em seus contextos. O objetivo geral dessa pesquisa é construir vias de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem em espaços escolarizados de ensino de ciências. Para isso, nos propomos a mapear estratégias didáticas focadas no ensino de conhecimentos astronômicos na escola; analisar os trabalhos mapeados considerados como pertinentes para pensar/problematizar astronomia e construir uma sequência didática (SD) baseada nos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) para ensinar astronomia na escola. Metodologicamente, o mapeamento referido compreendeu os trabalhos publicados entre 2011 e 2019 nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise temática foi guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e a construção da SD desenhada para nutrir a autonomia e criticidade dos alunos sobre a forma do planeta Terra, seus movimentos e fenômenos, como dia e a noite e os eclipses. A seleção e análise dos artigos mapeados demonstrou que de 6810 trabalhos aprovados no período analisado, apenas 76 eram com temas relacionados ao ensino de astronomia, o que parece representar uma parcela tímida dada a importância do tema para o ensino de ciências. Deste total foram selecionadas 08 publicações que possuíam, a partir da análise empreendida, potencial para produzir reflexões para um pensar bem. O processo de análise e imersão em referenciais teóricos foi base para a construção da SD que, em nossa ótica, possibilita o ensino de astronomia que tem potência para tecer compreensões para nessa base metodológica. Essa investigação representa a possibilidade de construir e desenvolver em espaços escolarizados e não-formais de ensino pesquisas futuras que contemplem o diálogo interdisciplinar sobre saberes astronômicos.