/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades
O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronô...
Autor principal: | ARAÚJO, Daniel Machado |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4142 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4142 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41422022-07-05T03:05:59Z O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades ARAÚJO, Daniel Machado NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis http://lattes.cnpq.br/1824181793460239 https://orcid.org/0000-0001-5501-4045 Ciência - estudo e ensino Astronomia - estudo e ensino Didática Estratégias de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem (MORIN, 2003), o qual implica em um pensamento integral que religa conhecimentos, dialoga saberes de áreas distintas e insiste na inserção dos conhecimentos em seus contextos. O objetivo geral dessa pesquisa é construir vias de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem em espaços escolarizados de ensino de ciências. Para isso, nos propomos a mapear estratégias didáticas focadas no ensino de conhecimentos astronômicos na escola; analisar os trabalhos mapeados considerados como pertinentes para pensar/problematizar astronomia e construir uma sequência didática (SD) baseada nos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) para ensinar astronomia na escola. Metodologicamente, o mapeamento referido compreendeu os trabalhos publicados entre 2011 e 2019 nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise temática foi guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e a construção da SD desenhada para nutrir a autonomia e criticidade dos alunos sobre a forma do planeta Terra, seus movimentos e fenômenos, como dia e a noite e os eclipses. A seleção e análise dos artigos mapeados demonstrou que de 6810 trabalhos aprovados no período analisado, apenas 76 eram com temas relacionados ao ensino de astronomia, o que parece representar uma parcela tímida dada a importância do tema para o ensino de ciências. Deste total foram selecionadas 08 publicações que possuíam, a partir da análise empreendida, potencial para produzir reflexões para um pensar bem. O processo de análise e imersão em referenciais teóricos foi base para a construção da SD que, em nossa ótica, possibilita o ensino de astronomia que tem potência para tecer compreensões para nessa base metodológica. Essa investigação representa a possibilidade de construir e desenvolver em espaços escolarizados e não-formais de ensino pesquisas futuras que contemplem o diálogo interdisciplinar sobre saberes astronômicos. 2022-07-04T14:06:04Z 2022-07-04T14:06:04Z 2021-09-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Daniel Machado. O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4142. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4142 Acesso Aberto bibbiologicas@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ciência - estudo e ensino Astronomia - estudo e ensino Didática Estratégias de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
spellingShingle |
Ciência - estudo e ensino Astronomia - estudo e ensino Didática Estratégias de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL ARAÚJO, Daniel Machado O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
topic_facet |
Ciência - estudo e ensino Astronomia - estudo e ensino Didática Estratégias de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem (MORIN, 2003), o qual implica em um pensamento integral que religa conhecimentos, dialoga saberes de áreas distintas e insiste na inserção dos conhecimentos em seus contextos. O objetivo geral dessa pesquisa é construir vias de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem em espaços escolarizados de ensino de ciências. Para isso, nos propomos a mapear estratégias didáticas focadas no ensino de conhecimentos astronômicos na escola; analisar os trabalhos mapeados considerados como pertinentes para pensar/problematizar astronomia e construir uma sequência didática (SD) baseada nos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) para ensinar astronomia na escola. Metodologicamente, o mapeamento referido compreendeu os trabalhos publicados entre 2011 e 2019 nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise temática foi guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e a construção da SD desenhada para nutrir a autonomia e criticidade dos alunos sobre a forma do planeta Terra, seus movimentos e fenômenos, como dia e a noite e os eclipses. A seleção e análise dos artigos mapeados demonstrou que de 6810 trabalhos aprovados no período analisado, apenas 76 eram com temas relacionados ao ensino de astronomia, o que parece representar uma parcela tímida dada a importância do tema para o ensino de ciências. Deste total foram selecionadas 08 publicações que possuíam, a partir da análise empreendida, potencial para produzir reflexões para um pensar bem. O processo de análise e imersão em referenciais teóricos foi base para a construção da SD que, em nossa ótica, possibilita o ensino de astronomia que tem potência para tecer compreensões para nessa base metodológica. Essa investigação representa a possibilidade de construir e desenvolver em espaços escolarizados e não-formais de ensino pesquisas futuras que contemplem o diálogo interdisciplinar sobre saberes astronômicos. |
author_additional |
NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis |
author_additionalStr |
NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Daniel Machado |
title |
O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
title_short |
O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
title_full |
O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
title_fullStr |
O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
title_sort |
o ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4142 |
_version_ |
1787155195366473728 |
score |
11.755432 |