/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2...
Autor principal: | OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4151 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41512022-07-06T03:05:31Z As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa http://lattes.cnpq.br/2751639119658256 Trigonometria - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino médio Trigonometry - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), among others, who contributed with a meaningful approach to the topic under discussion. Thus, a qualitative research was carried out, in which observations and questionnaires were applied to a teacher and students of a class of the first year of high school. Having through the questionnaires satisfactory results regarding the difficulties that students have in learning Trigonometry, which concludes from this discussion show that the introduction of new methodological strategies for teaching aims to increase the educational potential in student learning. regarding trigonometric knowledge, as well as the other subjects of the school curriculum. O presente trabalho apresenta um estudo que objetivou analisar os fatores que contribuem para as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. Como suporte teórico, embasou-se em autores que discutem essa temática como Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), entre outros, que contribuíram com uma abordagem significativa sobre o tema em discussão. De tal modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas o uso de observações e aplicações de questionários que foram direcionados a uma professora e alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Tendo por meio dos questionários resultados satisfatórios quanto as dificuldades que os alunos têm em aprender a Trigonometria, no qual conclui-se a partir dessa discussão mostrar que a introdução de novas estratégias metodológicas para o ensino tem como propósito elevar o potencial educativo na aprendizagem dos alunos quanto aos saberes trigonométricos, assim como das demais disciplinas do currículo escolar. 2022-07-05T16:49:00Z 2022-07-05T16:49:00Z 2019-04-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de. As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Trigonometria - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino médio Trigonometry - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Trigonometria - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino médio Trigonometry - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
topic_facet |
Trigonometria - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino médio Trigonometry - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the
difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high
school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as
Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), among others, who contributed with a
meaningful approach to the topic under discussion. Thus, a qualitative research was
carried out, in which observations and questionnaires were applied to a teacher and
students of a class of the first year of high school. Having through the questionnaires
satisfactory results regarding the difficulties that students have in learning
Trigonometry, which concludes from this discussion show that the introduction of new
methodological strategies for teaching aims to increase the educational potential in
student learning. regarding trigonometric knowledge, as well as the other subjects of
the school curriculum. |
author_additional |
ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa |
author_additionalStr |
ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de |
title |
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
title_short |
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
title_full |
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
title_fullStr |
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
title_full_unstemmed |
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
title_sort |
as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151 |
_version_ |
1787155198633836544 |
score |
11.753896 |