Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio

This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4151
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41512022-07-06T03:05:31Z As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa http://lattes.cnpq.br/2751639119658256 Trigonometria - Estudo e ensino Aprendizagem Ensino médio Trigonometry - Study and teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), among others, who contributed with a meaningful approach to the topic under discussion. Thus, a qualitative research was carried out, in which observations and questionnaires were applied to a teacher and students of a class of the first year of high school. Having through the questionnaires satisfactory results regarding the difficulties that students have in learning Trigonometry, which concludes from this discussion show that the introduction of new methodological strategies for teaching aims to increase the educational potential in student learning. regarding trigonometric knowledge, as well as the other subjects of the school curriculum. O presente trabalho apresenta um estudo que objetivou analisar os fatores que contribuem para as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Trigonometria no 1º ano do Ensino Médio. Como suporte teórico, embasou-se em autores que discutem essa temática como Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), entre outros, que contribuíram com uma abordagem significativa sobre o tema em discussão. De tal modo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas o uso de observações e aplicações de questionários que foram direcionados a uma professora e alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Tendo por meio dos questionários resultados satisfatórios quanto as dificuldades que os alunos têm em aprender a Trigonometria, no qual conclui-se a partir dessa discussão mostrar que a introdução de novas estratégias metodológicas para o ensino tem como propósito elevar o potencial educativo na aprendizagem dos alunos quanto aos saberes trigonométricos, assim como das demais disciplinas do currículo escolar. 2022-07-05T16:49:00Z 2022-07-05T16:49:00Z 2019-04-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de. As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Trigonometria - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Trigonometry - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Trigonometria - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Trigonometry - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de
As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
topic_facet Trigonometria - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Trigonometry - Study and teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This paper presents a study that aimed to analyze the factors that contribute to the difficulties in the teaching and learning process of trigonometry in the 1st year of high school. As theoretical support, it was based on authors who discuss this theme as Brown (2006), Chigonga (2016), Orhun (2004), among others, who contributed with a meaningful approach to the topic under discussion. Thus, a qualitative research was carried out, in which observations and questionnaires were applied to a teacher and students of a class of the first year of high school. Having through the questionnaires satisfactory results regarding the difficulties that students have in learning Trigonometry, which concludes from this discussion show that the introduction of new methodological strategies for teaching aims to increase the educational potential in student learning. regarding trigonometric knowledge, as well as the other subjects of the school curriculum.
author_additional ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
author_additionalStr ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author OLIVEIRA, Francinete Pinheiro de
title As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
title_short As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
title_full As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
title_fullStr As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
title_full_unstemmed As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
title_sort as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no ensino médio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4151
_version_ 1787155198633836544
score 11.753896