/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensino e aprendizagem da matemática: implicações desse processo para estudantes surdos e professores ouvintes no ensino fundamental
A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estu...
Autor principal: | LOPES NETO, Alexandre Alfaia |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4174 |
Resumo: |
---|
A proposta do presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos pertinentes a
ausência de Libras como língua a ser utilizada por professores de Matemática
ouvintes para comunicar-se com estudantes Surdos inseridos em classes regulares.
A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso. Para
constituição das informações, realizamos inicialmente, levantamento bibliográfico
acerca da temática investigada, focando nos estudos realizados sobre: Surdez,
Educação de Surdos e Ensino de Matemática para Estudantes Surdos. Para
consolidar as informações iniciais, realizamos pesquisa de campo, tendo como
informantes duas professoras licenciadas em Matemática que desenvolvem seu
exercício docente em duas escolas públicas (uma estadual e outra municipal) do
município de Castanhal - Pará. As informações foram constituídas por meio da
aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas, objetivando constituir
informações acerca das práticas, das metodologias utilizadas pelas professoras e das
dificuldades encontradas para ensinar conteúdos matemáticos para estudantes
Surdos. Os resultados apontam que cada professora investigada tem opiniões
semelhantes acerca das dificuldades encontradas na comunicação entre
estudante/professor, sobre a inclusão de estudantes Surdos em classes regulares.
Porém, divergem em outros aspectos, como as mudanças necessárias para tornar o
processo de ensino mais prático e de qualidade. Pela relevância dos aspectos aqui
contemplados, estes contribuem para o conhecimento e compreensão acerca das
metodologias e práticas de ensino adotadas pelos professores Licenciados em
Matemática diante de estudantes Surdos, quando estes professores não têm domínio
da língua falada por estes estudantes, neste caso, a Língua Brasileira de Sinais. |