Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza

This paper arose from the need to think about Mathematical Modeling as a methodological strategy in the teaching of Mathematics, developed within a student contexto that describes and delas with real problems. The work aimed to discuss the mathematical modeling of students, in initial education....

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Carolina Rodrigue de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4177
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4177
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41772022-07-12T03:05:36Z O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza SOUZA, Carolina Rodrigue de BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Modelagem matemática Simetria (Matemática) Geogebra Mathematical modeling Symmetry (Mathematics) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This paper arose from the need to think about Mathematical Modeling as a methodological strategy in the teaching of Mathematics, developed within a student contexto that describes and delas with real problems. The work aimed to discuss the mathematical modeling of students, in initial education. This research is qaulitative, conducted with a group of 13 students, all students of the Mathematics Degree course, in the contexto of a Mathematical Modeling course developed within the Experimental Laboratory of Mathematical Modeling. (LEMM). Using manual and digital Technologies, we seek to espose the mathematics presente in solving the symmetry problem in nature, working with a natural elemento: flowers. Within the available conditions and tools the Geogebra software was a potentially significant tool for the Mathematicl Modeling process, as it facilited the obtaining of results and demonstration of symmetry or non-symmetry of the seceted flowers. O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar a Modelagem Matemática enquanto estratégia metodológica no ensino da Matemática, desenvolvida dentro de um contexto estudantil que descreve e lida com problemas reais. O trabalho objetivou discutir o fazer Modelagem Matemática do curso de Licenciatura em Matemática. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, realizada com um grupo de 13 estudantes, todos discentes do curso de Licenciatura em Matemática, no contexto de um curso de Modelagem Matemática desenvolvidos no âmbito do Laboratório Experimental de Modelagem Matemática (LEMM). Usando tecnologias manuais e digitais, buscamos expor a matemática presente na resolução do problema simetria na natureza, trabalhando com um elemento natural: flores. Dentro das condições e ferramentas disponíveis o software Geogebra foi uma ferramenta potencialmente significativa para o processo de Modelagem Matemática, pois facilitou a obtenção dos resultados e demonstração de simetria ou não simetria das flores sorteadas. 2022-07-11T14:12:48Z 2022-07-11T14:12:48Z 2019-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Carolina Rodrigue de. O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4177. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4177 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Modelagem matemática
Simetria (Matemática)
Geogebra
Mathematical modeling
Symmetry (Mathematics)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Modelagem matemática
Simetria (Matemática)
Geogebra
Mathematical modeling
Symmetry (Mathematics)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SOUZA, Carolina Rodrigue de
O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
topic_facet Modelagem matemática
Simetria (Matemática)
Geogebra
Mathematical modeling
Symmetry (Mathematics)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This paper arose from the need to think about Mathematical Modeling as a methodological strategy in the teaching of Mathematics, developed within a student contexto that describes and delas with real problems. The work aimed to discuss the mathematical modeling of students, in initial education. This research is qaulitative, conducted with a group of 13 students, all students of the Mathematics Degree course, in the contexto of a Mathematical Modeling course developed within the Experimental Laboratory of Mathematical Modeling. (LEMM). Using manual and digital Technologies, we seek to espose the mathematics presente in solving the symmetry problem in nature, working with a natural elemento: flowers. Within the available conditions and tools the Geogebra software was a potentially significant tool for the Mathematicl Modeling process, as it facilited the obtaining of results and demonstration of symmetry or non-symmetry of the seceted flowers.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Carolina Rodrigue de
title O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
title_short O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
title_full O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
title_fullStr O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
title_full_unstemmed O fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
title_sort o fazer modelagem matemática em uma atividade sobre simetria na natureza
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4177
_version_ 1787155208951824384
score 11.653393