/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta e...
Autor principal: | ZAMPOLO, Marianna Sarmento |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4188 |
Resumo: |
---|
Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a
intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das
reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação
inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta estrutura, tivemos o cuidado de lidar com
as produções de forma a conduzir a escrita de forma sequencial, no sentido de
explicitar como decorreu o processo de travessia desta produção. Desta forma, aqui
apresentamos três produções cientifico acadêmicas que foram construídas ao longo
da travessia de formação acadêmica, ocorrida no período compreendido entre os anos
de 2016 e 2019. Desta feita, o Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Portfólio
está consolidado na nova proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso
(PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na
modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de
2018. A primeira produção se refere a um relato de experiência sobre Modelagem
Matemática, trabalho este que despertou o meu interesse em conhecer sobre
metodologias específicas da Matemática, que proporcionam relacionar o cotidiano dos
estudantes com o que deve ser ensinado em sala de aula e, podendo assim, facilitar
a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A segunda produção, é uma narrativa
sobre as experiências de uma pesquisa de campo, na modalidade de Estudo de Caso,
tendo como objeto, a Etnomatemática como uma metodologia e estratégia de ensino.
A terceira produção trata-se de um estudo teórico sobre a Etnomodelagem como
metodologia de ensino, que se apresenta como uma proposta de fazer a junção da
Modelagem Matemática e da Etnomatemática, discutidas nas produções anteriores.
A Etnomodelagem pode ser compreendida como uma metodologia que pode
contribuir para o ensino de determinados conteúdos matemáticos. Deste modo, a
construção deste texto objetiva fazer um apanhado dos conhecimentos, dando sentido
de pertencimento do saber produzido, experienciado e provocador de reflexões, no
sentido de fazer destas produções, o vínculo necessário entre o pensar e o fazer, entre
o estar e o ser professor de Matemática. |