Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria

This work addresses the teaching of trigonometry in schools, making the relationship with the methodologies of the field of mathematical education. Its main objective is to describe how methodological practices in the teaching-learning process of this content and raise as difficulties in this pro...

ver descrição completa

Autor principal: PANTOJA, Brendo Monteiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4183
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4183
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41832022-07-12T03:05:48Z Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria PANTOJA, Brendo Monteiro THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Trigonometria - Estudo e ensino Prática de ensino Aprendizagem Trigonometry - Study and teaching Student teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work addresses the teaching of trigonometry in schools, making the relationship with the methodologies of the field of mathematical education. Its main objective is to describe how methodological practices in the teaching-learning process of this content and raise as difficulties in this process. For this, a qualitative exploratory research was conducted, which used as the main instrument for collecting interviews, analyzed in the light of the relevant bibliography. Ask yourself questions about how the student and teacher deal with changes in the current context and what difficulties they can use to learn and learn trigonometry with a look at high school. Among the main difficulties listed by students in learning trigonometry is the fact that they do not know how to deal with a part of the factory. These difficulties increased by not having a pedagogical work that uses different methodologies in order to provide learning. Este trabalho aborda o ensino da trigonometria nas escolas, fazendo relação com as metodologias do campo da educação matemática. Tem como objetivo principal descrever as práticas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo e levantar as dificuldades envolvidas neste processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que utilizou como principal instrumento de coleta a entrevista, analisada à luz da bibliografia pertinente. Propõem-se questões sobre como o aluno e o professor lidam com as mudanças do atual contexto e quais as dificuldades que eles encontram para ensinar e aprender trigonometria com um olhar para o ensino médio. Dentre as principais dificuldades elencadas por estudantes no aprendizado da trigonometria está o fato de não saberem sobre como lidar com a parte algébrica. Estas dificuldades aumentam por não terem um trabalho pedagógico que se utilize de diferenciadas metodologias com o propósito de propiciar a aprendizagem. 2022-07-11T16:17:24Z 2022-07-11T16:17:24Z 2019-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PANTOJA, Brendo Monteiro. Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4183. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4183 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Trigonometria - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Trigonometry - Study and teaching
Student teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Trigonometria - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Trigonometry - Study and teaching
Student teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
PANTOJA, Brendo Monteiro
Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
topic_facet Trigonometria - Estudo e ensino
Prática de ensino
Aprendizagem
Trigonometry - Study and teaching
Student teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This work addresses the teaching of trigonometry in schools, making the relationship with the methodologies of the field of mathematical education. Its main objective is to describe how methodological practices in the teaching-learning process of this content and raise as difficulties in this process. For this, a qualitative exploratory research was conducted, which used as the main instrument for collecting interviews, analyzed in the light of the relevant bibliography. Ask yourself questions about how the student and teacher deal with changes in the current context and what difficulties they can use to learn and learn trigonometry with a look at high school. Among the main difficulties listed by students in learning trigonometry is the fact that they do not know how to deal with a part of the factory. These difficulties increased by not having a pedagogical work that uses different methodologies in order to provide learning.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PANTOJA, Brendo Monteiro
title Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
title_short Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
title_full Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
title_fullStr Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
title_full_unstemmed Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
title_sort práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4183
_version_ 1787155211763056640
score 11.753896