Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões

Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta e...

ver descrição completa

Autor principal: ZAMPOLO, Marianna Sarmento
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4188
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4188
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-41882022-07-12T03:05:51Z Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões ZAMPOLO, Marianna Sarmento LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Modelagem matemática Etnomatemática Etnomodelagem Pesquisa Mathematical modelling Ethnomathematics Research CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta estrutura, tivemos o cuidado de lidar com as produções de forma a conduzir a escrita de forma sequencial, no sentido de explicitar como decorreu o processo de travessia desta produção. Desta forma, aqui apresentamos três produções cientifico acadêmicas que foram construídas ao longo da travessia de formação acadêmica, ocorrida no período compreendido entre os anos de 2016 e 2019. Desta feita, o Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Portfólio está consolidado na nova proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se refere a um relato de experiência sobre Modelagem Matemática, trabalho este que despertou o meu interesse em conhecer sobre metodologias específicas da Matemática, que proporcionam relacionar o cotidiano dos estudantes com o que deve ser ensinado em sala de aula e, podendo assim, facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A segunda produção, é uma narrativa sobre as experiências de uma pesquisa de campo, na modalidade de Estudo de Caso, tendo como objeto, a Etnomatemática como uma metodologia e estratégia de ensino. A terceira produção trata-se de um estudo teórico sobre a Etnomodelagem como metodologia de ensino, que se apresenta como uma proposta de fazer a junção da Modelagem Matemática e da Etnomatemática, discutidas nas produções anteriores. A Etnomodelagem pode ser compreendida como uma metodologia que pode contribuir para o ensino de determinados conteúdos matemáticos. Deste modo, a construção deste texto objetiva fazer um apanhado dos conhecimentos, dando sentido de pertencimento do saber produzido, experienciado e provocador de reflexões, no sentido de fazer destas produções, o vínculo necessário entre o pensar e o fazer, entre o estar e o ser professor de Matemática. 2022-07-11T17:00:55Z 2022-07-11T17:00:55Z 2019-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ZAMPOLO, Marianna Sarmento.Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4188. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4188 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Modelagem matemática
Etnomatemática
Etnomodelagem
Pesquisa
Mathematical modelling
Ethnomathematics
Research
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Modelagem matemática
Etnomatemática
Etnomodelagem
Pesquisa
Mathematical modelling
Ethnomathematics
Research
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
ZAMPOLO, Marianna Sarmento
Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
topic_facet Modelagem matemática
Etnomatemática
Etnomodelagem
Pesquisa
Mathematical modelling
Ethnomathematics
Research
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este texto foi pensado e estruturado no formato de um Portfólio Acadêmico, com a intenção de fazer desta escrita, um querer dizer das teorias, das experiências e das reflexões, que foram sendo construídas nas idas e vindas no/do processo de formação inicial na Licenciatura em Matemática. Nesta estrutura, tivemos o cuidado de lidar com as produções de forma a conduzir a escrita de forma sequencial, no sentido de explicitar como decorreu o processo de travessia desta produção. Desta forma, aqui apresentamos três produções cientifico acadêmicas que foram construídas ao longo da travessia de formação acadêmica, ocorrida no período compreendido entre os anos de 2016 e 2019. Desta feita, o Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Portfólio está consolidado na nova proposta organizacional do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, na modalidade publicação, que foi aprovada pela Resolução nº 5.044, de 17 de maio de 2018. A primeira produção se refere a um relato de experiência sobre Modelagem Matemática, trabalho este que despertou o meu interesse em conhecer sobre metodologias específicas da Matemática, que proporcionam relacionar o cotidiano dos estudantes com o que deve ser ensinado em sala de aula e, podendo assim, facilitar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. A segunda produção, é uma narrativa sobre as experiências de uma pesquisa de campo, na modalidade de Estudo de Caso, tendo como objeto, a Etnomatemática como uma metodologia e estratégia de ensino. A terceira produção trata-se de um estudo teórico sobre a Etnomodelagem como metodologia de ensino, que se apresenta como uma proposta de fazer a junção da Modelagem Matemática e da Etnomatemática, discutidas nas produções anteriores. A Etnomodelagem pode ser compreendida como uma metodologia que pode contribuir para o ensino de determinados conteúdos matemáticos. Deste modo, a construção deste texto objetiva fazer um apanhado dos conhecimentos, dando sentido de pertencimento do saber produzido, experienciado e provocador de reflexões, no sentido de fazer destas produções, o vínculo necessário entre o pensar e o fazer, entre o estar e o ser professor de Matemática.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ZAMPOLO, Marianna Sarmento
title Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
title_short Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
title_full Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
title_fullStr Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
title_full_unstemmed Travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
title_sort travessias de formação: idas e vindas em meio as teorias, experiências e reflexões
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4188
_version_ 1787155214474674176
score 11.753735