Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Geometria para surdos por meio do tangram

O presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolv...

ver descrição completa

Autor principal: GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/425
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-425
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4252020-02-12T16:41:18Z Geometria para surdos por meio do tangram GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena SALES, Elielson Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5467537517169068 https://orcid.org/0000-0001-6242-582X Surdos Geometria Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem. 2018-02-28T17:43:06Z 2018-02-28T17:43:06Z 2014-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena. Geometria para alunos surdos por meio do Tangram. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 2014. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências Matemática e Linguagem, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/425. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/425 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Surdos
Geometria
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Surdos
Geometria
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena
Geometria para surdos por meio do tangram
topic_facet Surdos
Geometria
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem.
author_additional SALES, Elielson Ribeiro de
author_additionalStr SALES, Elielson Ribeiro de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena
title Geometria para surdos por meio do tangram
title_short Geometria para surdos por meio do tangram
title_full Geometria para surdos por meio do tangram
title_fullStr Geometria para surdos por meio do tangram
title_full_unstemmed Geometria para surdos por meio do tangram
title_sort geometria para surdos por meio do tangram
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/425
_version_ 1787154517548072960
score 11.753735