Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia

Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Rita de Cássia Pinheiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4286
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4286
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42862022-08-03T17:26:36Z Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia LIMA, Rita de Cássia Pinheiro BASTOS, Sandra Nazaré Dias http://lattes.cnpq.br/5027406598272447 https://orcid.org/0000-0002-4924-2743 Formação de Professores Biologia Memórias da escola Ensino de Ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor. 2022-08-02T20:06:13Z 2022-08-02T20:06:13Z 2022-06-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Rita de Cássia Pinheiro. Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia. Orientadora: Sandra Nazaré Dias Bastos. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4286. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4286 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação de Professores
Biologia
Memórias da escola
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Formação de Professores
Biologia
Memórias da escola
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
LIMA, Rita de Cássia Pinheiro
Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
topic_facet Formação de Professores
Biologia
Memórias da escola
Ensino de Ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Esse trabalho tem como objetivo discutir memórias escolares trazidas por licenciandos em Biologia no sentido de mapear em suas narrativas as relações que são estabelecidas entre as memórias escolares e a formação docente. Com isso, buscamos identificar e mapear nesses episódios narrados, elementos e sentimentos que possam nos dizer como veem a escola e as relações que ali se estabelecem e o que trazem dali para o futuro profissional. Tomamos como fontes de pesquisa as narrativas individuais de graduandos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas produzidas no contexto do Estágio Supervisionado I, quando produziram um exercício de reflexão um texto narrativo com o título “Como era a minha escola?” Tomamos como elementos norteadores os seguintes questionamentos: Como descrevem a estrutura física da escola? Quais personagens aparecem nas narrativas? Quais sentimentos destacam? Após a análise das narrativas mapeamos a presença de alguns lugares favoritos na escola, pois é bastante recorrente nas narrativas dos licenciandos. O refeitório, as quadras de esportes e as salas de leitura são lugares apresentados como uma espécie de fuga da sala de aula ou como refúgio diante de situações difíceis vivenciadas pelos alunos. Observamos também que as chamadas “aulas diferenciadas” como as aulas práticas, de campo e as excursões são trazidas como uma alternativa para as aulas ditas “tradicionais” e como estratégia que contribui e facilita o aprendizado. Também são mencionados nesse caminho as Feiras de Ciências. As narrativas trazem ainda as lembranças dos professores que marcaram a vida e até influenciaram, de certa forma, a conduta dos licenciandos. Se por um lado algumas lembranças remetem a experiências ruins, outras trazem professores que foram lembrados pela forma de ensinar, e pelo vínculo estabelecido por um gesto, uma conversa, um momento de atenção, ou até mesmo uma canção que foram recordações acionadas como referências positivas da vida escolar. Nossos resultados nos permitem inferir como a vida na escola é parte importante do repertório que o futuro professor irá dispor em sua vida profissional. É também daí que ele vai retirar subsídios para sua prática pedagógica, pois a forma como, no presente, ele vê a escola pode nos dar pistas de como ele poderá lidar com esse ambiente quando for professor.
author_additional BASTOS, Sandra Nazaré Dias
author_additionalStr BASTOS, Sandra Nazaré Dias
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Rita de Cássia Pinheiro
title Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
title_short Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
title_full Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
title_fullStr Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
title_full_unstemmed Como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de Ciências e Biologia
title_sort como era a minha escola: narrativas dos futuros professores de ciências e biologia
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4286
_version_ 1787155251399229440
score 11.753735