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Trabalho de Conclusão de Curso
Formação de professores: concepções e práticas pedagógicas em educação ambiental
A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações antrópicas, como por exemplo, poluiçõe...
Autor principal: | Silva, Ingride Jarline Santos da |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1049 |
Resumo: |
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A Educação Ambiental tem sido bastante enfatizada nos últimos tempos, devido aos
acontecimentos desastrosos ocorrido pelo mundo, sendo o aquecimento global um dos temas
mais discutido atualmente. O grande número de desastres ecológicos ocorridos por ações
antrópicas, como por exemplo, poluiçõesde ruas e rios na cidade de Manaus-AM, resultado da
má educação do homem, contribuiu para elaboração deste trabalho, com o intuito de
descobrir, aonde está a falha que resulta nesta problemática.Com isso, o presente trabalho tem
como objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas a respeito da Educação
Ambiental dos professores formados em Licenciatura em Física, Matemática, Ciências
Biológicas e Química, vinculados ao IFAM-CMC ministrando aulas para as licenciaturas da
mesma instituição, assim como os referidos alunos das mesmas licenciaturas, desta referida
Instituição. Foram utilizados para esta pesquisa, questionários semi-estruturados para
obtenção dos dados acerca do perfil e das concepções sobre a Educação Ambiental, dos
professores. Os questionários foram aplicados aos docentes ao acaso, e para os discentes
foram escolhidos os que estavam regularmente matriculados da disciplina de Educação na
Região Amazônica. O resultado demonstrou que a prática da Educação Ambiental de forma
interdisciplinar, caracteriza-se muitas vezes como um grande desafio para muitos docentes,
sendo as inúmeras justificativas para ausência da Educação ambiental nas salas de aula, como
por exemplo: falta de tempo, pouco domínio sobre tema e / ou pouca relação entre a temática
da Educação ambiental e as disciplinas específicas, com isso, comprovou-se que a Educação
Ambiental não faz parte do cotidiano escolar de muitos professores, sendo que alguns
docentes e discentes possuem uma visão simplificada e frágil do cerne da Educação
Ambiental. Concluiu-se então que tanto dos docentes formados, e os que estão cursando a
licenciatura precisam de uma maior aproximação com a Educação Ambiental, para que
possam trabalhar esta temática em suas aulas, independentemente da disciplina. |