Artigo

“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência

The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the teachers in the changing of this fier...

ver descrição completa

Autor principal: CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4291
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42912022-08-05T03:05:24Z “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega LINHARES, Anna Maria Alves http://lattes.cnpq.br/3081434819616255 https://orcid.org/0000-0001-7548-9259 Ensino de História Gênero Violência Oficina pedagógica History teaching Gender Violence Pedagogical workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the teachers in the changing of this fierce scenery. This study also analyzes the results of ten thematic workshop, related to the gender study, that I made in six institutions of public teaching in Belém and metropolitan area. Therefore, I introduce the way the workshops, as pedagogical widgets used by teachers, have the potential to supply the absence of women’s history in the basic teaching study programs and show them as historical agents, promote debates in the classroom around of problematics gender oppressions and mainly operate directly in the women’s violence fighting and in the building of one society made over in gender equality. O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero. 2022-08-04T11:48:20Z 2022-08-04T11:48:20Z 2022-07-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega. “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Ensino de História
Gênero
Violência
Oficina pedagógica
History teaching
Gender
Violence
Pedagogical workshop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino de História
Gênero
Violência
Oficina pedagógica
History teaching
Gender
Violence
Pedagogical workshop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
topic_facet Ensino de História
Gênero
Violência
Oficina pedagógica
History teaching
Gender
Violence
Pedagogical workshop
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the teachers in the changing of this fierce scenery. This study also analyzes the results of ten thematic workshop, related to the gender study, that I made in six institutions of public teaching in Belém and metropolitan area. Therefore, I introduce the way the workshops, as pedagogical widgets used by teachers, have the potential to supply the absence of women’s history in the basic teaching study programs and show them as historical agents, promote debates in the classroom around of problematics gender oppressions and mainly operate directly in the women’s violence fighting and in the building of one society made over in gender equality.
author_additional LINHARES, Anna Maria Alves
author_additionalStr LINHARES, Anna Maria Alves
format Artigo
author CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega
title “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
title_short “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
title_full “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
title_fullStr “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
title_full_unstemmed “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
title_sort “como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de história através de oficinas para o combate à violência
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291
_version_ 1787155254628843520
score 11.753896