/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência
The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the teachers in the changing of this fier...
Autor principal: | CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4291 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-42912022-08-05T03:05:24Z “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega LINHARES, Anna Maria Alves http://lattes.cnpq.br/3081434819616255 https://orcid.org/0000-0001-7548-9259 Ensino de História Gênero Violência Oficina pedagógica History teaching Gender Violence Pedagogical workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the teachers in the changing of this fierce scenery. This study also analyzes the results of ten thematic workshop, related to the gender study, that I made in six institutions of public teaching in Belém and metropolitan area. Therefore, I introduce the way the workshops, as pedagogical widgets used by teachers, have the potential to supply the absence of women’s history in the basic teaching study programs and show them as historical agents, promote debates in the classroom around of problematics gender oppressions and mainly operate directly in the women’s violence fighting and in the building of one society made over in gender equality. O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas, relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero. 2022-08-04T11:48:20Z 2022-08-04T11:48:20Z 2022-07-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega. “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de História Gênero Violência Oficina pedagógica History teaching Gender Violence Pedagogical workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Ensino de História Gênero Violência Oficina pedagógica History teaching Gender Violence Pedagogical workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega “Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência |
topic_facet |
Ensino de História Gênero Violência Oficina pedagógica History teaching Gender Violence Pedagogical workshop CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
The current article talks about the problematic of the women’s history extinguishing in
the teaching and in the historiography, and the consequences of this silencing, for
example, the high indicatives of violence against the women, and the functioning of the
teachers in the changing of this fierce scenery. This study also analyzes the results of ten
thematic workshop, related to the gender study, that I made in six institutions of public
teaching in Belém and metropolitan area. Therefore, I introduce the way the workshops,
as pedagogical widgets used by teachers, have the potential to supply the absence of
women’s history in the basic teaching study programs and show them as historical agents,
promote debates in the classroom around of problematics gender oppressions and mainly
operate directly in the women’s violence fighting and in the building of one society made
over in gender equality. |
author_additional |
LINHARES, Anna Maria Alves |
author_additionalStr |
LINHARES, Anna Maria Alves |
format |
Artigo |
author |
CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega |
title |
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência |
title_short |
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência |
title_full |
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência |
title_fullStr |
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência |
title_full_unstemmed |
“Como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de História através de oficinas para o combate à violência |
title_sort |
“como educar crianças feministas”: visibilidade das mulheres no ensino de história através de oficinas para o combate à violência |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4291 |
_version_ |
1787155254628843520 |
score |
11.753896 |