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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Projeto de uma bancada didática para a determinação do fator de amortecimento para amortecedores viscosos
Since the vehicle shock absorber is a device developed to assist in the contact between the tire and the ground., control the movement of the springs contained in the suspension system and provide comfort to the occupants of the vehicle through the dissipation of vibrations, knowing its operating an...
Autor principal: | FERREIRA, Élisson Muniz |
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Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43092025-01-24T16:43:46Z Projeto de uma bancada didática para a determinação do fator de amortecimento para amortecedores viscosos Project of a teaching bench for the determination of the damping factor for viscous dampers FERREIRA, Élisson Muniz SOUSA, Walter dos Santos http://lattes.cnpq.br/5903481928919040 Amortecedores Coeficiente de amortecimento Bancada didática Vibrações Método dos elementos finitos Shock absorbers Damping coeficient Teaching bench Vibrations Finite element method CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA Since the vehicle shock absorber is a device developed to assist in the contact between the tire and the ground., control the movement of the springs contained in the suspension system and provide comfort to the occupants of the vehicle through the dissipation of vibrations, knowing its operating and operating parameters is something important. The manufacturers of the same, in most cases, do not provide data such as the stiffness coefficient of the springs and the damping constant. Based on that, this work consists in the development of an equipment for measuring the damping coefficient of viscous dampers. The device was designed based on a mass-spring-damper model, with one degree of freedom, which works with the oscillations resulting from the resonance of a bi-supported beam with a load concentrated in the middle, where the damper absorbs the vibrations and the signal analyzer provides the necessary data for the definition of the damping factor through the mathematical method. The dimensioning of the components was made considering not only the mathematical aspect, but also the versatility that the equipment should have to allow the use of different dampers. The behavior of the device was analyzed using the finite element method, in relation to the natural frequencies of vibration (modal analysis) and the amplitude of the beam and the behavior of the damper (harmonic analysis), thus being able to validate its operation, despite the difficulty of Obtaining data on dampers, for comparisons, the result obtained is reliable, since the data used have relatively small uncertainties. Sendo o amortecedor veicular um dispositivo desenvolvido para auxiliar no contato entre pneu e o solo, controlar o movimento das molas contidas no sistema de suspensão e propiciar conforto aos ocupantes do veículo por meio da dissipação das vibrações, saber os seus parâmetros de funcionamento e operação é algo importante. Os fabricantes do mesmo, na maioria das vezes, não fornecem dados como o coeficiente de rigidez das molas e a constante de amortecimento. Com base nisso, este trabalho consiste no desenvolvimento de uma bancada didática para a medição do coeficiente de amortecimento de amortecedores viscosos. O dispositivo foi projetado baseando-se em um modelo massa-mola-amortecedor, com um grau de liberdade, que funciona com as oscilações resultantes da ressonância de uma viga bi-apoiada com carga concentrada no meio, onde o amortecedor absorve as vibrações e o analisador de sinais fornece os dados necessários para a definição do fator de amortecimento por meio do método matemático. O dimensionamento dos componentes foi feito considerando não apenas o aspecto matemático, mas também a versatilidade que o equipamento deveria possuir para permitir o uso de diversos amortecedores. O comportamento do dispositivo foi analisado por meio do método dos elementos finitos, em relação às frequências naturais de vibração (análise modal) e à amplitude da viga e do comportamento do amortecedor (análise harmônica) podendo assim validar o seu funcionamento, apesar da dificuldade de obtenção de dados sobre amortecedores, para comparações, o resultado obtido é confiável, uma vez que os dados utilizados possuem incertezas relativamente pequenas. 2022-08-23T13:49:57Z 2022-08-23T13:49:57Z 2022-07-13 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia FERREIRA, Élisson Muniz. Projeto de uma bancada didática para a determinação do fator de amortecimento para amortecedores viscosos. Orientador: Walter dos Santos Sousa. 2022. 83 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia Mecânica, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4309. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4309 por Acesso Aberto Disponível na Internet via Sagitta |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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