/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo
A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alter...
Autor principal: | ARAÚJO, Deborah da Silva |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4311 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4311 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43112022-08-24T03:05:24Z Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo ARAÚJO, Deborah da Silva BRAGA, Daniel Palma Perez http://lattes.cnpq.br/7770372860220449 Agroecologia CFR Educação Método CNPQ::OUTROS::CIENCIAS A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade. 2022-08-23T19:10:25Z 2022-08-23T19:10:25Z 2022-05-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo ARAÚJO, Deborah da Silva. Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo. Orientador: Daniel Palma Perez Braga. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4311. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4311 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Agroecologia CFR Educação Método CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
spellingShingle |
Agroecologia CFR Educação Método CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ARAÚJO, Deborah da Silva Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
topic_facet |
Agroecologia CFR Educação Método CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade. |
author_additional |
BRAGA, Daniel Palma Perez |
author_additionalStr |
BRAGA, Daniel Palma Perez |
format |
Artigo |
author |
ARAÚJO, Deborah da Silva |
title |
Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
title_short |
Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
title_full |
Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
title_fullStr |
Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
title_full_unstemmed |
Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo |
title_sort |
agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de ciências de acordo com a experiência na casa familiar rural de brasil novo |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4311 |
_version_ |
1787155272506015744 |
score |
11.753896 |