Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações

The work addresses the contributions that Active Methodologies can add to the teaching and learning of Mathematics. For this, it aims to describe the effects of using the flipped classroom with the help of the peer instruction procedure in the teaching of Mathematics. Specifically, the study disc...

ver descrição completa

Autor principal: CORRÊA, Ana Paula Pinto
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4318
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4318
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43182022-08-27T03:05:24Z Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações CORRÊA, Ana Paula Pinto THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Sala de Aula Invertida Instrução por pares Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Flipped classroom Peer instruction Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The work addresses the contributions that Active Methodologies can add to the teaching and learning of Mathematics. For this, it aims to describe the effects of using the flipped classroom with the help of the peer instruction procedure in the teaching of Mathematics. Specifically, the study discusses the initiation to the teaching of Mathematics; considers how the model considered traditional of teaching can use Active Methodologies; and discusses the active methodologies: Inverted Classroom (SAI) and Peer Instruction. The research makes a literature review, using the descriptive method, with a qualitative approach. Based on the theoretical review, a didactic sequence was proposed using the Active Methodology of the Inverted Classroom for use in Mathematics. It was found that the dynamics involving these Active Methodologies is very promising for the discipline of Mathematics, given the possibility of the student having other means to build knowledge, becoming able to interact in a meaningful way with his classmates and teachers, and thus act as a protagonist in their learning. O trabalho aborda as contribuições que as Metodologias Ativas podem agregar ao ensino-aprendizagem da Matemática. Para isso, tem como objetivo descrever os efeitos do uso da sala de aula invertida com auxílio do procedimento peer instruction no ensino da Matemática. Especificamente o estudo discute a iniciação ao ensino da Matemática; pondera sobre como o modelo considerado tradicional de ensino pode utilizar Metodologias Ativas e discorre acerca das metodologias ativas: Sala de Aula Invertida (SAI) e Peer Instruction. A pesquisa faz uma revisão bibliográfica, usando o método descritivo, com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica propôs-se uma sequência didática utilizando a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida para uso na disciplina de Matemática. Verificou-se que a dinâmica que envolve essas Metodologias Ativas é bastante promissora para a disciplina de Matemática, haja vista a possibilidade de o estudante dispor de outros meios para construir conhecimento, passando a ser capaz de interagir de maneira significativa com seus colegas de turma e professores, e assim atuar como protagonista em sua aprendizagem. 2022-08-26T13:41:30Z 2022-08-26T13:41:30Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORRÊA, Ana Paula Pinto. Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4318. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4318 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Matemática - Estudo e ensino
Sala de Aula Invertida
Instrução por pares
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Flipped classroom
Peer instruction
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Sala de Aula Invertida
Instrução por pares
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Flipped classroom
Peer instruction
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CORRÊA, Ana Paula Pinto
Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Sala de Aula Invertida
Instrução por pares
Aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Flipped classroom
Peer instruction
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The work addresses the contributions that Active Methodologies can add to the teaching and learning of Mathematics. For this, it aims to describe the effects of using the flipped classroom with the help of the peer instruction procedure in the teaching of Mathematics. Specifically, the study discusses the initiation to the teaching of Mathematics; considers how the model considered traditional of teaching can use Active Methodologies; and discusses the active methodologies: Inverted Classroom (SAI) and Peer Instruction. The research makes a literature review, using the descriptive method, with a qualitative approach. Based on the theoretical review, a didactic sequence was proposed using the Active Methodology of the Inverted Classroom for use in Mathematics. It was found that the dynamics involving these Active Methodologies is very promising for the discipline of Mathematics, given the possibility of the student having other means to build knowledge, becoming able to interact in a meaningful way with his classmates and teachers, and thus act as a protagonist in their learning.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CORRÊA, Ana Paula Pinto
title Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
title_short Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
title_full Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
title_fullStr Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
title_full_unstemmed Sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
title_sort sala de aula invertida e peer instruction: uma proposta de sequência didática para o ensino de frações
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4318
_version_ 1787155227231649792
score 11.753896