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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos surgidos na feitura de Cabeçudos no município de São Caetano de Odivelas-PA
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, com o objetivo analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da m...
Autor principal: | GARÇA, Robson Luiz Macedo |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4320 |
Resumo: |
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O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma
pesquisa realizada na área da Educação Matemática, com o objetivo analisar de que
forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de
Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas
de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular esses conhecimentos à sala
de aula, fazendo a aproximação dos conhecimentos matemáticos informais
identificados na arte aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de
aula da educação básica. A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como
qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e ao ser realizada com o
único artesão que trabalha com a arte de fazer Cabeçudos e baseada na experiência
do senhor Edgar Garça, colaborador deste estudo, esta pesquisa se caracteriza como
Estudo de Caso, tendo como cenário o município de São Caetano de Odivelas/PA. A
fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros,
teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, que auxiliaram na
busca dos conhecimentos matemáticos situados na arte de produzir Cabeçudo,
possibilitando a compreensão de relacioná-los aos conteúdos matemáticos abordados
na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação in loco e
das conversas informais mantidas com o artesão, em que as indagações não foram
elaboradas previamente, mas surgidas na medida em que a conversa ia evoluindo,
dando ao artesão, a liberdade para expor sua arte, cabendo a nós, capturar aspectos
relevantes desse processo. Os resultados apontam que o conhecimento matemático
informal produzido na feitura do Cabeçudo, pode contribuir para mediar o ensino dos
conhecimentos matemáticos na Educação Básica, favorecendo a aprendizagem da
matemática a partir da aproximação da escola com a cultura da região, transformando
aulas abstratas, em aulas mais dinâmicas em que a aprendizagem seja mais
significativa para aquele que aprende. |