Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Saberes matemáticos de práticas informais: conhecimentos matemáticos surgidos na feitura de Cabeçudos no município de São Caetano de Odivelas-PA

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, com o objetivo analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da m...

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Autor principal: GARÇA, Robson Luiz Macedo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4320
Resumo:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é resultado de uma pesquisa realizada na área da Educação Matemática, com o objetivo analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes nas práticas informais na feitura de Cabeçudos podem ser usados como mediadores no ensino da matemática nas salas de aula da Educação Básica, na perspectiva de vincular esses conhecimentos à sala de aula, fazendo a aproximação dos conhecimentos matemáticos informais identificados na arte aos conhecimentos matemáticos formais abordados na sala de aula da educação básica. A pesquisa se caracteriza, quanto ao seu enfoque como qualitativa; quanto a modalidade é de caráter exploratório e ao ser realizada com o único artesão que trabalha com a arte de fazer Cabeçudos e baseada na experiência do senhor Edgar Garça, colaborador deste estudo, esta pesquisa se caracteriza como Estudo de Caso, tendo como cenário o município de São Caetano de Odivelas/PA. A fundamentação teórica que sustenta esta pesquisa, foi baseada nas leituras de livros, teses, dissertações e artigos que discutem a temática investigada, que auxiliaram na busca dos conhecimentos matemáticos situados na arte de produzir Cabeçudo, possibilitando a compreensão de relacioná-los aos conteúdos matemáticos abordados na sala de aula. As informações foram constituídas por meio da observação in loco e das conversas informais mantidas com o artesão, em que as indagações não foram elaboradas previamente, mas surgidas na medida em que a conversa ia evoluindo, dando ao artesão, a liberdade para expor sua arte, cabendo a nós, capturar aspectos relevantes desse processo. Os resultados apontam que o conhecimento matemático informal produzido na feitura do Cabeçudo, pode contribuir para mediar o ensino dos conhecimentos matemáticos na Educação Básica, favorecendo a aprendizagem da matemática a partir da aproximação da escola com a cultura da região, transformando aulas abstratas, em aulas mais dinâmicas em que a aprendizagem seja mais significativa para aquele que aprende.