/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Saberes matemáticos de práticas informais: estudo de caso com um artesão de redes de pesca no município de Ourém-Pará
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa que foi construída a partir dos estudos da Etnomatemática, considerada como uma proposta didático-pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir conhecimento matemático em distintos grupos sociais, a partir d...
Autor principal: | SILVA FILHO, Edmilson Lopes da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6515 |
Resumo: |
---|
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa que
foi construída a partir dos estudos da Etnomatemática, considerada como uma
proposta didático-pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir
conhecimento matemático em distintos grupos sociais, a partir do diálogo com os
saberes formais e informais, que podem contribuir para fazer a aproximação com os
conhecimentos matemáticos formais nas salas de aula da Educação Básica, que teve
como objetivo analisar o saber matemático identificado na produção de redes de
pesca, na perspectiva de aproximar o saber matemático informal da vida cotidiana ao
saber matemático formal do âmbito escolar. A pesquisa é de natureza básica, de
abordagem qualitativa descritiva e exploratória, na modalidade de Estudo de Caso por
focalizar apenas a unidade ou por enfatizar o interesse intrínseco pelo que ele tem de
singular e conter como objeto de estudo um sujeito na pesquisa. A base teórica que
fundamenta este estudo, se fez por meio de revisão de literatura que discutem a
temática e fazem a sustentação para trabalhar as informações constituídas no campo
de pesquisa, que teve como foco a mediação da produção do conhecimento informal
na perspectiva da Etnomatemática, que reconhece os diferentes modos de se produzir
matemática em distintos grupos. Os resultados apontam que é possível desenvolver
conhecimentos matemáticos na produção de redes de pesca e que os conhecimentos
podem ser compartilhados em espaços escolares, fazendo a aproximação entre o
conhecimento matemático informal produzido pelo tecelão de redes de pesca e a
matemática formal desenvolvida na sala de aula nas aulas de Matemática Escolar,
por meio de aulas expositivas, oficinas e outras formas de demonstrar a importância
dos diferentes saberes matemáticos. |