Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Saberes matemáticos de práticas informais: estudo de caso com um artesão de redes de pesca no município de Ourém-Pará

Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa que foi construída a partir dos estudos da Etnomatemática, considerada como uma proposta didático-pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir conhecimento matemático em distintos grupos sociais, a partir d...

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Autor principal: SILVA FILHO, Edmilson Lopes da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6515
Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta os resultados de uma pesquisa que foi construída a partir dos estudos da Etnomatemática, considerada como uma proposta didático-pedagógica que reconhece os diferentes modos de se produzir conhecimento matemático em distintos grupos sociais, a partir do diálogo com os saberes formais e informais, que podem contribuir para fazer a aproximação com os conhecimentos matemáticos formais nas salas de aula da Educação Básica, que teve como objetivo analisar o saber matemático identificado na produção de redes de pesca, na perspectiva de aproximar o saber matemático informal da vida cotidiana ao saber matemático formal do âmbito escolar. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva e exploratória, na modalidade de Estudo de Caso por focalizar apenas a unidade ou por enfatizar o interesse intrínseco pelo que ele tem de singular e conter como objeto de estudo um sujeito na pesquisa. A base teórica que fundamenta este estudo, se fez por meio de revisão de literatura que discutem a temática e fazem a sustentação para trabalhar as informações constituídas no campo de pesquisa, que teve como foco a mediação da produção do conhecimento informal na perspectiva da Etnomatemática, que reconhece os diferentes modos de se produzir matemática em distintos grupos. Os resultados apontam que é possível desenvolver conhecimentos matemáticos na produção de redes de pesca e que os conhecimentos podem ser compartilhados em espaços escolares, fazendo a aproximação entre o conhecimento matemático informal produzido pelo tecelão de redes de pesca e a matemática formal desenvolvida na sala de aula nas aulas de Matemática Escolar, por meio de aulas expositivas, oficinas e outras formas de demonstrar a importância dos diferentes saberes matemáticos.