/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio
This research aims to present propositional activities that are aligned with bncc descriptors that help in the curricular composition on Financial Education for High School, from the perspective of Active Methodologies. To obtain the data, we used books by well-known authors with related themes a...
Autor principal: | CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4352 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4352 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43522022-09-01T03:05:35Z Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do SILVA, Izabel Matos de Aguiar http://lattes.cnpq.br/3867342842379813 https://orcid.org/0000-0002-8210-9346 Educação financeira Metodologias ativas Ensino médio Financial literacy Active methodologies High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This research aims to present propositional activities that are aligned with bncc descriptors that help in the curricular composition on Financial Education for High School, from the perspective of Active Methodologies. To obtain the data, we used books by well-known authors with related themes and government websites, among others, which dealt with financial education in elementary school, directing later to high school. Through deepening, it was shown the need to develop in students the ability to manage their income both in the present, with the change of attitudes, as well as in the future through personal and family budget, to the responsibility of living in a consumer society and their awareness that their financial choices directly or indirectly affect the environment in which they live. Proposed activities were elaborated, which aims to explore Financial Education across the board, making the most of the concept of Financial Education throughout high school. The research concludes that it is possible to use the active methodologies both those described in this work, and those that are still being explored from the perspective of financial learning, to facilitate the insertion of Financial Education. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar atividades propositivas que estejam alinhadas aos descritores da BNCC que ajudem na composição curricular sobre Educação Financeira para o Ensino Médio, na perspectiva das Metodologias Ativas. Para isso foi realizado um estudo qualitativo e bibliográfico, sobre a BNCC. Para a obtenção dos dados foram utilizados livros de autores conhecidos com temas afins e sites governamentais, entre outros, que versavam sobre a Educação financeira no Ensino Básico direcionando posteriormente ao Ensino Médio. Através do aprofundamento, demostrou-se a necessidade de desenvolver nos alunos a capacidade de administrar seus rendimentos tanto no presente, com a mudança de atitudes, quanto no futuro através de orçamental pessoal e familiar, para a responsabilidade de se viver em uma sociedade consumista e o sua conscientização de que suas escolhas financeiras afetam diretamente ou indiretamente o meio em que vivem. Foi elaborado atividades propostas, que tem como objetivo explorar a Educação Financeira transversalmente, aproveitando o máximo do conceito de Educação Financeira em todo o Ensino Médio. A pesquisa conclui que é possível usar as Metodologias Ativas tanto as que estão descritas nesse trabalho, quanto as que ainda estão a serem exploradas na perspectiva de aprendizagem financeira, para a facilitação da inserção da Educação Financeira. 2022-08-31T12:57:53Z 2022-08-31T12:57:53Z 2022-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do. Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4352. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4352 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação financeira Metodologias ativas Ensino médio Financial literacy Active methodologies High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Educação financeira Metodologias ativas Ensino médio Financial literacy Active methodologies High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
topic_facet |
Educação financeira Metodologias ativas Ensino médio Financial literacy Active methodologies High school CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
This research aims to present propositional activities that are aligned with bncc
descriptors that help in the curricular composition on Financial Education for High
School, from the perspective of Active Methodologies. To obtain the data, we used
books by well-known authors with related themes and government websites, among
others, which dealt with financial education in elementary school, directing later to high
school. Through deepening, it was shown the need to develop in students the ability
to manage their income both in the present, with the change of attitudes, as well as in
the future through personal and family budget, to the responsibility of living in a
consumer society and their awareness that their financial choices directly or indirectly
affect the environment in which they live. Proposed activities were elaborated, which
aims to explore Financial Education across the board, making the most of the concept
of Financial Education throughout high school. The research concludes that it is
possible to use the active methodologies both those described in this work, and those
that are still being explored from the perspective of financial learning, to facilitate the
insertion of Financial Education. |
author_additional |
SILVA, Izabel Matos de Aguiar |
author_additionalStr |
SILVA, Izabel Matos de Aguiar |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CARMO, Alvaro Rodrigo Pompeu do |
title |
Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
title_short |
Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
title_full |
Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
title_fullStr |
Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
title_sort |
educação financeira: uma abordagem necessária em aulas de matemática no ensino médio |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4352 |
_version_ |
1787155279556640768 |
score |
11.753735 |