Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA

This course conclusion work discusses the experience of planning and implementing a language teaching proposal, using the poem textual genre, during the teaching initiation internship developed within the scope of the Interdisciplinary Practices of Literacy and Literacy in Teaching subproject. Funda...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Silmara dos Remédios
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4358
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4358
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43582022-09-01T03:05:42Z Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA SANTOS, Silmara dos Remédios CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 gênero textual poema alfabetização letramento text genre poem literacy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This course conclusion work discusses the experience of planning and implementing a language teaching proposal, using the poem textual genre, during the teaching initiation internship developed within the scope of the Interdisciplinary Practices of Literacy and Literacy in Teaching subproject. Fundamental, member of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and implemented by the Pedagogy Center of UFPA in Capanema, from August 1, 2018 to January 30, 2020. The research aims to analyze the contributions of the textual genre poem in the literacy and literacy process of children in a fourth year elementary school class based on the experience of a didactic sequence carried out as a didactic intervention action in the initiation stage to teaching favored by PIBID. In order to achieve this objective, the research is based on the records made by the intern during the planning and implementation of the aforementioned teaching proposal. From the methodological point of view, this is a descriptive and explanatory research, since it intends to describe the lived experiences and analyze the results achieved with the focused teaching proposal. The research approach is qualitative in nature, as it used the technique of participant observation as a basic procedure for data collection, along with the notes recorded in the field diary during the development of the teaching initiation internship. The bibliographic research was also important for the construction of the theoretical framework and for analyzing the data and discussing the results presented in this work. Based on the results obtained, we assert that using different textual genres in the early years of elementary school is quite productive to develop literacy as a continuous process of literacy, since working with genres contributes to awakening in the student an interest in learning, as well as enables the development of reading, writing and speaking in a more meaningful and contextualized way. In relation to the genre used in the experience discussed, we reiterate that it provided the improvement of literacy (articulated with literacy) and constitutes an interesting pedagogical resource, considering that the students achieved the proposed objectives for the classes and managed to improve reading, interpretation, textual production and orality. Este trabalho de conclusão de curso discorre sobre a experiência de planejamento e implementação de uma proposta de ensino de linguagem, com a utilização do gênero textual poema, durante o estágio de iniciação à docência desenvolvido no âmbito do subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e implementado pelo Núcleo de Pedagogia da UFPA em Capanema, no período de 01 agosto de 2018 a 30 janeiro de 2020. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do gênero textual poema no processo de alfabetização e letramento de crianças integrantes de uma turma de quarto ano do ensino fundamental com base na experiência de uma sequência didática realizada como ação de intervenção didática no estágio de iniciação à docência favorecido pelo PIBID. Para dar conta da consecução deste objetivo, a pesquisa toma como base os registros feitos pela estagiária nos momentos de planejamento e implementação da referida proposta de ensino. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e explicativa, já que pretende descrever as experiências vivenciadas e analisar os resultados alcançados com a proposta de ensino focalizada. A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, pois se valeu da técnica da observação participante como procedimento básico de coleta de dados, juntamente com as notas registradas no diário de campo durante o desenvolvimento do estágio de iniciação à docência. A pesquisa bibliográfica também foi importante para a construção do referencial teórico e para analisar os dados e discutir os resultados apresentados neste trabalho. Com base nos resultados obtidos asseveramos que utilizar os diferentes gêneros textuais nos anos iniciais do ensino fundamental é bastante produtivo para desenvolver a alfabetização como um contínuo processo de letramento, pois o trabalho com os gêneros contribui para despertar no aluno o interesse pela aprendizagem, assim como possibilita o desenvolvimento da leitura, da escrita e oralidade de forma mais significativa e contextualizada. Em relação ao gênero utilizado na experiência discutida, reiteramos que proporcionou o aperfeiçoamento da alfabetização (articulada ao letramento) e se constitui um interessante recurso pedagógico, tendo em vista que os alunos alcançaram os objetivos propostos para as aulas e conseguiram aprimorar a leitura, interpretação, produção textual e oralidade. 2022-08-31T21:38:18Z 2022-08-31T21:38:18Z 2022-06-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Silmara dos Remédios. Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4358. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4358 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic gênero textual
poema
alfabetização
letramento
text genre
poem
literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle gênero textual
poema
alfabetização
letramento
text genre
poem
literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SANTOS, Silmara dos Remédios
Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA
topic_facet gênero textual
poema
alfabetização
letramento
text genre
poem
literacy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This course conclusion work discusses the experience of planning and implementing a language teaching proposal, using the poem textual genre, during the teaching initiation internship developed within the scope of the Interdisciplinary Practices of Literacy and Literacy in Teaching subproject. Fundamental, member of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and implemented by the Pedagogy Center of UFPA in Capanema, from August 1, 2018 to January 30, 2020. The research aims to analyze the contributions of the textual genre poem in the literacy and literacy process of children in a fourth year elementary school class based on the experience of a didactic sequence carried out as a didactic intervention action in the initiation stage to teaching favored by PIBID. In order to achieve this objective, the research is based on the records made by the intern during the planning and implementation of the aforementioned teaching proposal. From the methodological point of view, this is a descriptive and explanatory research, since it intends to describe the lived experiences and analyze the results achieved with the focused teaching proposal. The research approach is qualitative in nature, as it used the technique of participant observation as a basic procedure for data collection, along with the notes recorded in the field diary during the development of the teaching initiation internship. The bibliographic research was also important for the construction of the theoretical framework and for analyzing the data and discussing the results presented in this work. Based on the results obtained, we assert that using different textual genres in the early years of elementary school is quite productive to develop literacy as a continuous process of literacy, since working with genres contributes to awakening in the student an interest in learning, as well as enables the development of reading, writing and speaking in a more meaningful and contextualized way. In relation to the genre used in the experience discussed, we reiterate that it provided the improvement of literacy (articulated with literacy) and constitutes an interesting pedagogical resource, considering that the students achieved the proposed objectives for the classes and managed to improve reading, interpretation, textual production and orality.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Silmara dos Remédios
title Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA
title_short Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA
title_full Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA
title_fullStr Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA
title_full_unstemmed Contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo PIBID do curso de Pedagogia da UFPA
title_sort contribuições do gênero poema para as práticas de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência tecida em um núcleo pibid do curso de pedagogia da ufpa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4358
_version_ 1787155280314761216
score 11.675088