/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente
O contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser hu...
Autor principal: | LOPES, Jéssica Aguiar |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/437 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-437 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4372020-05-26T20:26:18Z O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente LOPES, Jéssica Aguiar ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos Jogos educativos Brincadeiras Crianças deficientes Incapacidade intelectual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser humano, que é a infância, é necessário toma-lo como base para pensar processos educativos escolares, seja na perspectiva de enfatizar a inclusão ou outros aspectos presentes na dinâmica da escolarização de crianças. O lúdico, portanto, tem sua importância e garante benefícios ao desenvolvimento da criança, e um deles é favorecer nas interações sociais deste indivíduo. Se com crianças sem deficiência o lúdico apresenta tais vantagens, o mesmo então pode ser trabalhado com crianças com deficiência intelectual por professores da educação especial. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que maneira as atividades lúdicas contribuem no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração a perspectiva de docentes que trabalham em salas de Apoio Pedagógico e que realizam atividades voltadas para esses alunos. Para tanto, percorri os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a duas professoras atuantes da Educação Especial, de duas escolas, uma municipal e a outra de cunho filantrópico do Município de Castanhal. Evidenciou-se por meio das experiências de estágio realizados nas escolas pesquisadas a necessidade de analisar a importância do lúdico na vida do ser infante em processo de desenvolvimento de suas relações sociais, quando utilizados com crianças com deficiência intelectual. 2018-04-19T20:15:11Z 2018-04-19T20:15:11Z 2017-10-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LOPES, Jéssica Aguiar. O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/437. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/437 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Jogos educativos Brincadeiras Crianças deficientes Incapacidade intelectual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Jogos educativos Brincadeiras Crianças deficientes Incapacidade intelectual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS LOPES, Jéssica Aguiar O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
topic_facet |
Jogos educativos Brincadeiras Crianças deficientes Incapacidade intelectual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser humano, que é a infância, é necessário toma-lo como base para pensar processos educativos escolares, seja na perspectiva de enfatizar a inclusão ou outros aspectos presentes na dinâmica da escolarização de crianças. O lúdico, portanto, tem sua importância e garante benefícios ao desenvolvimento da criança, e um deles é favorecer nas interações sociais deste indivíduo. Se com crianças sem deficiência o lúdico apresenta tais vantagens, o mesmo então pode ser trabalhado com crianças com deficiência intelectual por professores da educação especial. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que maneira as atividades lúdicas contribuem no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração a perspectiva de docentes que trabalham em salas de Apoio Pedagógico e que realizam atividades voltadas para esses alunos. Para tanto, percorri os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a duas professoras atuantes da Educação Especial, de duas escolas, uma municipal e a outra de cunho filantrópico do Município de Castanhal. Evidenciou-se por meio das experiências de estágio realizados nas escolas pesquisadas a necessidade de analisar a importância do lúdico na vida do ser infante em processo de desenvolvimento de suas relações sociais, quando utilizados com crianças com deficiência intelectual. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
LOPES, Jéssica Aguiar |
title |
O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
title_short |
O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
title_full |
O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
title_fullStr |
O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
title_full_unstemmed |
O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
title_sort |
o lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/437 |
_version_ |
1787154519471161344 |
score |
11.753735 |