Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA

This research aimed to analyze the way in which teachers, in elementary school classes, introduce the discipline of Amazonian Studies from public schools in the municipality of Ananindeua. Questionnaires carried out with professors assigned to the discipline are the main sources of this research, us...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Ingrid Larêdo Leão da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4372
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4372
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43722022-09-06T03:05:35Z Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA COSTA, Ingrid Larêdo Leão da BASTOS, Carlos Augusto de Castro http://lattes.cnpq.br/5957760591235451 História das disciplinas Estudos Amazônicos Ensino de História Material didático History of the disciplines Amazonian studies History teaching Courseware CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL This research aimed to analyze the way in which teachers, in elementary school classes, introduce the discipline of Amazonian Studies from public schools in the municipality of Ananindeua. Questionnaires carried out with professors assigned to the discipline are the main sources of this research, used to identify the professor’s profile, professional training and experience and relationship with the discipline. In addition, from the questionnaires, it is possible to score the workload allocated to the Amazonian Studies subject, the teaching materials used and the themes selected by the professors. The objective of the research is to understand how the variables, of formation, instruction and area in which it works, influence the teaching practice and the teaching-learning process of the students, since the discipline of Amazonian Studies is essential for the student to understand the importance of the region to which it is inserted. Essa pesquisa direcionou-se a analisar a forma como a disciplina de Estudos Amazônicos é introduzida por professores, em turmas do ensino fundamental, de escolas públicas do município de Ananindeua. Questionários realizados com os professores lotados na disciplina, são as principais fontes dessa pesquisa, utilizados para identificar qual o perfil do docente, a sua formação profissional e a experiência e relação com a disciplina. Além disso, a partir dos questionários, é possível pontuar a carga horária destinada à disciplina de Estudos Amazônicos, os materiais didáticos utilizados e quais as temáticas selecionadas pelos docentes. O objetivo da pesquisa é perceber como as variáveis, de formação, instrução e área em que atua, influenciam na prática docente e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que a disciplina de Estudos Amazônicos é essencial para o aluno entender a importância da região na qual está inserido. 2022-09-05T17:23:53Z 2022-09-05T17:23:53Z 2022-08-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Ingrid Larêdo Leão da. Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4372. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4372 por Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic História das disciplinas
Estudos Amazônicos
Ensino de História
Material didático
History of the disciplines
Amazonian studies
History teaching
Courseware
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
spellingShingle História das disciplinas
Estudos Amazônicos
Ensino de História
Material didático
History of the disciplines
Amazonian studies
History teaching
Courseware
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
COSTA, Ingrid Larêdo Leão da
Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
topic_facet História das disciplinas
Estudos Amazônicos
Ensino de História
Material didático
History of the disciplines
Amazonian studies
History teaching
Courseware
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
description This research aimed to analyze the way in which teachers, in elementary school classes, introduce the discipline of Amazonian Studies from public schools in the municipality of Ananindeua. Questionnaires carried out with professors assigned to the discipline are the main sources of this research, used to identify the professor’s profile, professional training and experience and relationship with the discipline. In addition, from the questionnaires, it is possible to score the workload allocated to the Amazonian Studies subject, the teaching materials used and the themes selected by the professors. The objective of the research is to understand how the variables, of formation, instruction and area in which it works, influence the teaching practice and the teaching-learning process of the students, since the discipline of Amazonian Studies is essential for the student to understand the importance of the region to which it is inserted.
author_additional BASTOS, Carlos Augusto de Castro
author_additionalStr BASTOS, Carlos Augusto de Castro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Ingrid Larêdo Leão da
title Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
title_short Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
title_full Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
title_fullStr Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
title_full_unstemmed Formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de Estudos Amazônicos nas escolas municipais de Ananindeua-PA
title_sort formação acadêmica e prática docente: embates para o ensino de estudos amazônicos nas escolas municipais de ananindeua-pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4372
_version_ 1787155282636308480
score 11.753896