Artigo

Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática

The present work consists in the exposition of the experiences lived by the undergraduates of the Degree in Mathematics of the Federal University of Pará -University campus of Abaetetuba, called residents. The research was based on experience reports produced by residents each semester. Despite the...

ver descrição completa

Autor principal: CORDEIRO, Ananda Ferreira
Outros Autores: NUNES, Delma Conceição Gomes
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4435
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4435
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44352022-09-13T03:00:27Z Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática CORDEIRO, Ananda Ferreira NUNES, Delma Conceição Gomes ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz http://lattes.cnpq.br/1203082969745385 NAHUM, Nélio Santos http://lattes.cnpq.br/2474290454840252 https://orcid.org/0000-0002-1208-127X Formação docente Relatos Residência pedagógica Ensino de matemática Teacher training Reports Pedagogical residency Mathematics teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present work consists in the exposition of the experiences lived by the undergraduates of the Degree in Mathematics of the Federal University of Pará -University campus of Abaetetuba, called residents. The research was based on experience reports produced by residents each semester. Despite the pandemic context, the program provided residents with eighteen months of teaching insertion in high school classes at a school in the state network of Pará, located in the municipality of Abaetetuba, with the production of teaching materials, conducting classes, pedagogical training, meetings of planning and elaboration of works for scientific events, under the active guidance of the preceptor professor. Based on the reports, the study aims to show the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the training of future mathematics teachers, promoting reflection on being a teacher in the perspective of associating theory with practice. It concludes by showing the activities developed during the program, which made it possible for residents to know and experience the day-to-day life of the basic education school, which is so important in the process of training future teachers. O presente trabalho consiste na exposição das experiências vivenciadas pelos graduandos do Curso de Licenciatura em Matemáticada Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Abaetetuba, denominados residentes. A pesquisa se baseou nos relatos de experiência produzidos pelos residentes a cada semestre. Apesar do contexto pandêmico, o programa proporcionou aos residentes dezoito meses de inserção docente em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Pará, situada no município de Abaetetuba, com produção de materiais didáticos, regência de aulas, formações pedagógicas, reuniões de planejamento e elaboração de trabalhos para eventos científicos, sob orientação ativa do professor preceptor. A partir dosrelatos, o estudo tem como objetivo mostrar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na formação do futuro professor de matemática, promovendo a reflexão sobre o ser docente na perspectiva de associar a teoria à prática. Conclui-se mostrando-se as atividades desenvolvidas durante o programa que possibilitaram aos residentes conhecer e vivenciar o dia a dia da escola da educação básica, tão importante no processo de formação de futuros docentes. 2022-09-12T21:26:55Z 2022-09-12T21:26:55Z 2022-07-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CORDEIRO, Ananda Ferreira, NUNES, Delma Conceição Gomes. Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda; Coorientador: Nélio santos Nahum. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4435. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4435 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Formação docente
Relatos
Residência pedagógica
Ensino de matemática
Teacher training
Reports
Pedagogical residency
Mathematics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Formação docente
Relatos
Residência pedagógica
Ensino de matemática
Teacher training
Reports
Pedagogical residency
Mathematics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CORDEIRO, Ananda Ferreira
Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
topic_facet Formação docente
Relatos
Residência pedagógica
Ensino de matemática
Teacher training
Reports
Pedagogical residency
Mathematics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present work consists in the exposition of the experiences lived by the undergraduates of the Degree in Mathematics of the Federal University of Pará -University campus of Abaetetuba, called residents. The research was based on experience reports produced by residents each semester. Despite the pandemic context, the program provided residents with eighteen months of teaching insertion in high school classes at a school in the state network of Pará, located in the municipality of Abaetetuba, with the production of teaching materials, conducting classes, pedagogical training, meetings of planning and elaboration of works for scientific events, under the active guidance of the preceptor professor. Based on the reports, the study aims to show the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the training of future mathematics teachers, promoting reflection on being a teacher in the perspective of associating theory with practice. It concludes by showing the activities developed during the program, which made it possible for residents to know and experience the day-to-day life of the basic education school, which is so important in the process of training future teachers.
author_additional ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
author_additionalStr ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
format Artigo
author CORDEIRO, Ananda Ferreira
author2 NUNES, Delma Conceição Gomes
author2Str NUNES, Delma Conceição Gomes
title Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
title_short Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
title_full Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
title_fullStr Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
title_full_unstemmed Contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
title_sort contribuições do programa de residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em matemática
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4435
_version_ 1787155263642402816
score 11.675088