Artigo

Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA

This article deals with the challenge that the deaf face at school in order to be included in the teaching-learning process in a regular class at a school in the municipality of Barcarena-Pará. The objective of this study is to develop an AEE plan, through the teaching of Libras, that can meet the s...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4476
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4476
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44762022-09-20T03:05:26Z Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de LIMA, Maria do Socorro Pereira http://lattes.cnpq.br/7102997355677802 Educação inclusiva Intérprete de libras Deficiência auditiva Surdos Inclusive education Interpreter of pounds Hearing deficiency CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This article deals with the challenge that the deaf face at school in order to be included in the teaching-learning process in a regular class at a school in the municipality of Barcarena-Pará. The objective of this study is to develop an AEE plan, through the teaching of Libras, that can meet the student's learning needs. As a method of analysis, we assumed a case study, which, for its development, resorted to an interview with the student's parents and with the student herself. It is expected with this study, to understand the difficulties of a deaf student in the classroom, based on Bogdan and Biklen (1994); Fonseca (2002), among others. However, based on the data, we found that the teaching of Libra should not only be available to the deaf student, but also from the teacher to the classroom teacher, since the student does not always have a Libras interpreter to support them. it in the understanding of the classes, moreover, this means that the schools that propose to the inclusion need the accompaniment of specialized people for the communication of these deaf students, to facilitate their learning effectively. O presente artigo aborda os desafios que surdos enfrentam na escola para se incluírem no processo de ensino-aprendizagem de uma turma de ensino regular no município de BarcarenaPará. Tem-se como objetivo elaborar um plano de AEE (Atendimento Educacional Especializado), por meio do ensino de Libras, que possa atender os alunos a partir das suas necessidades de aprendizagem. Como método de análise, assumimos um estudo de caso, que para o seu desenvolvimento recorreu à entrevista realizada com os pais de uma aluna específica e com a própria aluna. Espera-se com este estudo, entender quais as dificuldades de um aluno surdo em sala de aula. Com base nos dados verificamos que o ensino de Libras não deve ser de alcance apenas do aluno surdo, mas também, do professor, visto que nem sempre o aluno conta com intérprete de Libras para apoiá-lo no entendimento das aulas, além disso, isso significa dizer que as escolas que se propõem à inclusão precisam do acompanhamento de pessoas especializadas para comunicação desses alunos surdos, com o propósito de facilitar a sua aprendizagem de forma efetiva. Neste estudo utilizamos entrevistas semiestruturadas com a família da aluna e com a própria aluna que descreveu a trajetória estudantil desde seu primário ao estado atual, o ensino médio. 2022-09-19T18:45:57Z 2022-09-19T18:45:57Z 2022-07-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de. Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4476. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4476 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação inclusiva
Intérprete de libras
Deficiência auditiva
Surdos
Inclusive education
Interpreter of pounds
Hearing deficiency
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Educação inclusiva
Intérprete de libras
Deficiência auditiva
Surdos
Inclusive education
Interpreter of pounds
Hearing deficiency
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de
Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
topic_facet Educação inclusiva
Intérprete de libras
Deficiência auditiva
Surdos
Inclusive education
Interpreter of pounds
Hearing deficiency
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This article deals with the challenge that the deaf face at school in order to be included in the teaching-learning process in a regular class at a school in the municipality of Barcarena-Pará. The objective of this study is to develop an AEE plan, through the teaching of Libras, that can meet the student's learning needs. As a method of analysis, we assumed a case study, which, for its development, resorted to an interview with the student's parents and with the student herself. It is expected with this study, to understand the difficulties of a deaf student in the classroom, based on Bogdan and Biklen (1994); Fonseca (2002), among others. However, based on the data, we found that the teaching of Libra should not only be available to the deaf student, but also from the teacher to the classroom teacher, since the student does not always have a Libras interpreter to support them. it in the understanding of the classes, moreover, this means that the schools that propose to the inclusion need the accompaniment of specialized people for the communication of these deaf students, to facilitate their learning effectively.
author_additional LIMA, Maria do Socorro Pereira
author_additionalStr LIMA, Maria do Socorro Pereira
format Artigo
author OLIVEIRA, Fryda Vingren Jaster de
title Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
title_short Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
title_full Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
title_fullStr Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de Barcarena- PA
title_sort atendimento educacional especializado: um estudo de caso de uma aluna com deficiência auditiva no município de barcarena- pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4476
_version_ 1787155286684860416
score 11.753735