/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular schoo...
Autor principal: | SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4485 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44852022-09-20T03:05:56Z Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira BRÍCIO, Vilma Nonato de http://lattes.cnpq.br/8117409710687344 https://orcid.org/0000-0003-2634-4189 Educação especial Ensino – Aprendizagem Profissionais de apoio Special education Teachin – Learning Support professionals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular school network, having as object of study an experience of a school support professional, reflecting on the main barriers and obstacles that he encounters to carry out the quality teaching-learning process for people with disabilities. this study is of a qualitative nature where scientific articles from the sciELO databases and the Digital Library of Monographs were used as references, document analysis and a structured interview with ten questions were carried out. A pesquisa em questão aborda conceitos no âmbito da educação especial e suas implicações e também objetiva uma breve analise com relação as políticas públicas referentes aos profissionais que atuam nesta área, e ressaltando algumas normativas que contribuíram para garantir o direito de alunos da educação especial na rede regular de ensino, tendo como objeto de estudo a experiência de uma Profissional de Apoio Escolar, refletindo sobre as principais barreiras e obstáculos que ela encontra para realizar o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para pessoas com deficiência. Este estudo é de cunho qualitativo, onde, foram utilizados artigos científicos das bases de dados Scielo e da Biblioteca digital de monografias como referências, foi realizada analise documental e entrevista estruturada com dez pergunta. 2022-09-19T20:14:37Z 2022-09-19T20:14:37Z 2022-07-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira. Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA. Orientadora: Vilma Nonato de Brício. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485 por Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Educação especial Ensino – Aprendizagem Profissionais de apoio Special education Teachin – Learning Support professionals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Educação especial Ensino – Aprendizagem Profissionais de apoio Special education Teachin – Learning Support professionals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
topic_facet |
Educação especial Ensino – Aprendizagem Profissionais de apoio Special education Teachin – Learning Support professionals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular school network, having as object of study an experience of a school support professional, reflecting on the main barriers and obstacles that he encounters to carry out the quality teaching-learning process for people with disabilities. this study is of a qualitative nature where scientific articles from the sciELO databases and the Digital Library of Monographs were used as references, document analysis and a structured interview with ten questions were carried out. |
author_additional |
BRÍCIO, Vilma Nonato de |
author_additionalStr |
BRÍCIO, Vilma Nonato de |
format |
Artigo |
author |
SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira |
title |
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
title_short |
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
title_full |
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
title_fullStr |
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
title_full_unstemmed |
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA |
title_sort |
educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de abaetetuba-pa |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485 |
_version_ |
1787155288068980736 |
score |
11.753896 |