Artigo

Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA

The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular schoo...

ver descrição completa

Autor principal: SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4485
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-44852022-09-20T03:05:56Z Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira BRÍCIO, Vilma Nonato de http://lattes.cnpq.br/8117409710687344 https://orcid.org/0000-0003-2634-4189 Educação especial Ensino – Aprendizagem Profissionais de apoio Special education Teachin – Learning Support professionals CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular school network, having as object of study an experience of a school support professional, reflecting on the main barriers and obstacles that he encounters to carry out the quality teaching-learning process for people with disabilities. this study is of a qualitative nature where scientific articles from the sciELO databases and the Digital Library of Monographs were used as references, document analysis and a structured interview with ten questions were carried out. A pesquisa em questão aborda conceitos no âmbito da educação especial e suas implicações e também objetiva uma breve analise com relação as políticas públicas referentes aos profissionais que atuam nesta área, e ressaltando algumas normativas que contribuíram para garantir o direito de alunos da educação especial na rede regular de ensino, tendo como objeto de estudo a experiência de uma Profissional de Apoio Escolar, refletindo sobre as principais barreiras e obstáculos que ela encontra para realizar o processo de ensino-aprendizagem de qualidade para pessoas com deficiência. Este estudo é de cunho qualitativo, onde, foram utilizados artigos científicos das bases de dados Scielo e da Biblioteca digital de monografias como referências, foi realizada analise documental e entrevista estruturada com dez pergunta. 2022-09-19T20:14:37Z 2022-09-19T20:14:37Z 2022-07-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira. Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA. Orientadora: Vilma Nonato de Brício. 2022. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485 por Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Educação especial
Ensino – Aprendizagem
Profissionais de apoio
Special education
Teachin – Learning
Support professionals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Educação especial
Ensino – Aprendizagem
Profissionais de apoio
Special education
Teachin – Learning
Support professionals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira
Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
topic_facet Educação especial
Ensino – Aprendizagem
Profissionais de apoio
Special education
Teachin – Learning
Support professionals
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description The research addresses concepts in the field of special education and its implications. It aims to Analyse the public policies related to professionals working in this area and highlighting some regulations that contributed to guarantee the right of students of special education in the regular school network, having as object of study an experience of a school support professional, reflecting on the main barriers and obstacles that he encounters to carry out the quality teaching-learning process for people with disabilities. this study is of a qualitative nature where scientific articles from the sciELO databases and the Digital Library of Monographs were used as references, document analysis and a structured interview with ten questions were carried out.
author_additional BRÍCIO, Vilma Nonato de
author_additionalStr BRÍCIO, Vilma Nonato de
format Artigo
author SENA JÚNIOR, Benedito Nogueira
title Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
title_short Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
title_full Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
title_fullStr Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
title_full_unstemmed Educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de Abaetetuba-PA
title_sort educação especial: um olhar para o profissional de apoio no município de abaetetuba-pa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4485
_version_ 1787155288068980736
score 11.753896