/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ética e empatia como fatores importantes para a formação de crianças no ensino fundamental
Partindo do princípio de que vivemos em uma sociedade desumana, egoísta, excludente, torna-se necessário uma pesquisa sobre dois conceitos filosóficos, são eles a ética e a empatia que são dois fatores considerados importantes para a vida de qualquer pessoa. Assim, foi objetivo desta pesquisa ana...
Autor principal: | MIRANDA, Verena dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/452 |
Resumo: |
---|
Partindo do princípio de que vivemos em uma sociedade desumana, egoísta,
excludente, torna-se necessário uma pesquisa sobre dois conceitos filosóficos, são
eles a ética e a empatia que são dois fatores considerados importantes para a vida de
qualquer pessoa. Assim, foi objetivo desta pesquisa analisar de que forma a ética e a
empatia contribuem na formação de crianças no ensino fundamental. Trata-se de uma
pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa como princípio norteador,
Para a produção dos dados foi usada a entrevista que geral temáticas de análise
voltadas para discutir cada objetivo da pesquisa. Participaram da pesquisa duas
professoras, que trataremos pelo codinome de Silva e Andrade. Os dados revelaram
que as professores ao trabalharem com crianças lançam mão da ética e da empatia a
partir de situações prática da vida, mas reconhecem os desafios oriundos, sobretudo,
pela criação que as crianças recebem e também porque é da natureza humana as
contradições. Segundo as professoras é fundamental assumir a ética e a empatia
como parte da formação das crianças para que possamos conquistar um tipo de
sociedade mais justa, honesta e solidária. |