/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica
O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica com a temática Educação Infantil e Planejamento Pedagógico: uma revisitação teórica, estando dividido em dois tópicos, a saber: a infância no Brasil: recortes de percalços e lutas, que apresenta em linhas gerais a história da criança no Bras...
Autor principal: | SANTOS, Wiviane Carneiro dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/454 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-454 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4542020-08-30T20:54:25Z Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica SANTOS, Wiviane Carneiro dos NASCIMENTO, Eula Regina Lima Educação infantil Planejamento educacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica com a temática Educação Infantil e Planejamento Pedagógico: uma revisitação teórica, estando dividido em dois tópicos, a saber: a infância no Brasil: recortes de percalços e lutas, que apresenta em linhas gerais a história da criança no Brasil e a luta pelo direito a educação, tendo como eixo de debate os autores: Azevedo e Sarat (2015), Santana (2011, 2014), Silva e Francischini (2012), Kuhlmann (2000), Kramer (2006), Campos et al (2006) e marcos legais. O segundo aborda: um olhar sobre o planejamento na educação infantil, sendo discutidas as dificuldades e os avanços que o planejamento pedagógico proporcionou aos educadores, o texto também debate a importância do mesmo na rotina da educação infantil. Os autores destacados para esses diálogos são: Menegolla (2010), Júnior (2007), Ostetto, (2012), Kramer (2003, 2004), Junqueira Filho (2013), Formozinho (2008). A pesquisa estreitou a relação entre a educação infantil e planejamento no trabalho pedagógico com as crianças pequenas, reconhecendo que esse elo favorece a garantia da qualidade na educação infantil e o respeito pela criança enquanto cidadão de direito. 2018-05-04T18:05:17Z 2018-05-04T18:05:17Z 2017-05-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Wiviane Carneiro dos. Educação infantil e planejamento pedagógico: uma revisitação teórica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/454. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/454 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação infantil Planejamento educacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação infantil Planejamento educacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SANTOS, Wiviane Carneiro dos Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
topic_facet |
Educação infantil Planejamento educacional CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O presente trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica com a temática Educação Infantil e Planejamento Pedagógico: uma revisitação teórica, estando dividido em dois tópicos, a saber: a infância no Brasil: recortes de percalços e lutas, que apresenta em linhas gerais a história da criança no Brasil e a luta pelo direito a educação, tendo como eixo de debate os autores: Azevedo e Sarat (2015), Santana (2011, 2014), Silva e Francischini (2012), Kuhlmann (2000), Kramer (2006), Campos et al (2006) e marcos legais. O segundo aborda: um olhar sobre o planejamento na educação infantil, sendo discutidas as dificuldades e os avanços que o planejamento pedagógico proporcionou aos educadores, o texto também debate a importância do mesmo na rotina da educação infantil. Os autores destacados para esses diálogos são: Menegolla (2010), Júnior (2007), Ostetto, (2012), Kramer (2003, 2004), Junqueira Filho (2013), Formozinho (2008). A pesquisa estreitou a relação entre a educação infantil e planejamento no trabalho pedagógico com as crianças pequenas, reconhecendo que esse elo favorece a garantia da qualidade na educação infantil e o respeito pela criança enquanto cidadão de direito. |
author_additional |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
author_additionalStr |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SANTOS, Wiviane Carneiro dos |
title |
Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
title_short |
Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
title_full |
Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
title_fullStr |
Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
title_full_unstemmed |
Educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
title_sort |
educação infantil e planejamento pedagógico : uma revisitação teórica |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/454 |
_version_ |
1787154520787124224 |
score |
11.753896 |