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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores
A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto suj...
Autor principal: | BARROS, Jaquiele de Aquino |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206 |
Resumo: |
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A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é
sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de
maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos,
sociais; bem como sua formação plena enquanto sujeito social e crítico. Neste viés,
pretende-se fazer uma releitura de um dos documentos que norteiam o trabalho
pedagógico nas instituições de Ensino Infantil: as Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo,
tendo como base, entrevistas semiestruturadas com três docentes da escola “Arco-Íris do
Saber”, situada no município de Ipixuna do Pará. O estudo fundamentou-se em uma
abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa
de estudo de caso. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os
estudos desenvolvidos por Andrade (2010); Brasil (2010); Freire (1982); Kramer
(1993), Leite e Carvalho (2017). Nessa perspectiva, os resultados mostram que as
educadoras desenvolvem pedagogicamente ações e atividades potencializadas pelos
princípios norteadores. Evidencia-se, assim, que as problemáticas mais frequentes na
instituição dizem respeito ao espaço físico e a carência de materiais pedagógicos que
contemplem o público da educação infantil. E, que as professoras entrevistadas não
dominam os aportes teóricos abordados sob o viés dos princípios norteadores, no
entanto, suas práticas cotidianas condizem com os ideais de tais princípios. Conclui-se
que, apesar das problemáticas frequentes na instituição, o principal incentivo ao
trabalho diário com crianças, está relacionado aos sentimentos que envolvem os
cuidados e o ensino diário com as crianças. O amor/afeto sem dúvidas é o grande
motivo pelo qual sustenta a prática educativa na escola “Arco-Íris do Saber”, um amor
competente, compromissado e carregado de comprometimento com o conhecimento
infantil. |