Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil “Arco-Íris do Saber” pelo viés dos princípios norteadores

A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto suj...

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Autor principal: BARROS, Jaquiele de Aquino
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1206
Resumo:
A Educação Infantil constitui-se como primeira etapa da educação básica, isto porque é sólida a busca de uma aprendizagem que desenvolva a aprendizagem do sujeito de maneira significativa, contribuindo com seus conhecimentos cognitivos, psíquicos, sociais; bem como sua formação plena enquanto sujeito social e crítico. Neste viés, pretende-se fazer uma releitura de um dos documentos que norteiam o trabalho pedagógico nas instituições de Ensino Infantil: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, tendo como base, entrevistas semiestruturadas com três docentes da escola “Arco-Íris do Saber”, situada no município de Ipixuna do Pará. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos metodológicos próprios da pesquisa de estudo de caso. Para dar suporte teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Andrade (2010); Brasil (2010); Freire (1982); Kramer (1993), Leite e Carvalho (2017). Nessa perspectiva, os resultados mostram que as educadoras desenvolvem pedagogicamente ações e atividades potencializadas pelos princípios norteadores. Evidencia-se, assim, que as problemáticas mais frequentes na instituição dizem respeito ao espaço físico e a carência de materiais pedagógicos que contemplem o público da educação infantil. E, que as professoras entrevistadas não dominam os aportes teóricos abordados sob o viés dos princípios norteadores, no entanto, suas práticas cotidianas condizem com os ideais de tais princípios. Conclui-se que, apesar das problemáticas frequentes na instituição, o principal incentivo ao trabalho diário com crianças, está relacionado aos sentimentos que envolvem os cuidados e o ensino diário com as crianças. O amor/afeto sem dúvidas é o grande motivo pelo qual sustenta a prática educativa na escola “Arco-Íris do Saber”, um amor competente, compromissado e carregado de comprometimento com o conhecimento infantil.