Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA

This work presents an analysis of a highway intersection located in the city of Tucuruí (State of Pará) using computational simulation. The simulation was made by the Synchro Studio software’s package, which simulate road traffic through macrosimulation and microsimulation. The simulations had as ob...

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Autor principal: SILVA, Romerson Serejo
Outros Autores: PINTO, Welton Tavares
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4556
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The simulations had as objective collect important Traffic Engineering data of the intersection in its current conditions, as well as its behavior in alternative scenarios with vehicle volumetric projections and then presenting software’s optimized scenarios, and possible measures to mitigate problems encountered in the simulated intercession. Seven different scenarios for intersection were simulated using traffic volume data countered in the field and vehicle volumetric projections for 5 (five), 10 and 15 years in the future, and using different signal controls as well. The data presented in the result section shows mainly the values from the intersection’s Level-of-Service (LOS) and the average control delays for the non-optimized scenarios. The optimized scenarios had as results the splits and phases from the traffic control signals in addition. In the simulation results the intersection presented the level-of-service D for its current conditions, which is a level-of-service indicating the intersection is starting to have problems. The intersection reaches the LOS F in scenarios 4 and 5, with volumetric projections for 10 and 15 years. The level F indicates high and bad congestion at intersection. The average delays results had shown high peaks on volumetric projection scenarios, reaching an extreme delay of 389.9 seconds in 15 years` projection from scenario 4. As a mitigation for possible future problems, the work presented some optimization scenarios made by the software as well as a scenario that forbids the left turns on the intersection north and south approaches, providing improvements in the level-of-service and mitigating the intersection problems in these scenarios. O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários. 2022-09-27T19:22:17Z 2022-09-27T19:22:17Z 2017-01-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares. Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2017. xv, 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2017. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4556. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4556 Acesso Aberto 1 CD-ROM
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