Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA

O presente trabalho destaca a importância dos jogos no ensino da Matemática aplicada no ensino do EJA, levando em consideração as ideologias de Vigotski, ressaltando a preocupação com os problemas que permeiam o ensino dessa disciplina, enfatizando a necessidade de introduzir os jogos na prática ped...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Pablo Nogueira de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4579
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4579
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45792022-10-04T03:04:47Z Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA SOUSA, Pablo Nogueira de ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza http://lattes.cnpq.br/6632165634925053 https://orcid.org/0000-0002-2113-7845 Vigotski Jogo matemático Estratégia Processo educativo CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho destaca a importância dos jogos no ensino da Matemática aplicada no ensino do EJA, levando em consideração as ideologias de Vigotski, ressaltando a preocupação com os problemas que permeiam o ensino dessa disciplina, enfatizando a necessidade de introduzir os jogos na prática pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação dos jogos matemáticos no Ensino EJA, identificando a partir dos referenciais teóricos estudados em especial à Vigotski, os principais problemas, avanços e dificuldades existentes no processo de formação docente, orientado para essa finalidade. Para realização desta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, alicerçada em pesquisa exploratória através de fontes e levantamentos bibliográficos impressos e eletrônicos. Após a coleta de dados, estes foram analisados, criticados e interpretados para subsidiar a redação deste TCC. 2022-10-03T17:49:40Z 2022-10-03T17:49:40Z 2022-09-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Pablo Nogueira de. Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA. Orientador: Marcos Lázaro de Souza Albuquerque. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4579. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4579 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Vigotski
Jogo matemático
Estratégia
Processo educativo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Vigotski
Jogo matemático
Estratégia
Processo educativo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
SOUSA, Pablo Nogueira de
Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA
topic_facet Vigotski
Jogo matemático
Estratégia
Processo educativo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho destaca a importância dos jogos no ensino da Matemática aplicada no ensino do EJA, levando em consideração as ideologias de Vigotski, ressaltando a preocupação com os problemas que permeiam o ensino dessa disciplina, enfatizando a necessidade de introduzir os jogos na prática pedagógica. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a aplicação dos jogos matemáticos no Ensino EJA, identificando a partir dos referenciais teóricos estudados em especial à Vigotski, os principais problemas, avanços e dificuldades existentes no processo de formação docente, orientado para essa finalidade. Para realização desta pesquisa foi adotada uma abordagem qualitativa, alicerçada em pesquisa exploratória através de fontes e levantamentos bibliográficos impressos e eletrônicos. Após a coleta de dados, estes foram analisados, criticados e interpretados para subsidiar a redação deste TCC.
author_additional ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza
author_additionalStr ALBUQUERQUE, Marcos Lázaro de Souza
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Pablo Nogueira de
title Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA
title_short Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA
title_full Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA
title_fullStr Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA
title_full_unstemmed Atividades e jogos como forma de ensino para alunos do EJA
title_sort atividades e jogos como forma de ensino para alunos do eja
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4579
_version_ 1787155317150187520
score 11.753735