Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira

The undergraduate course in medical science requires intense dedication from the student and has several stressors that are individually and subjectively apprehended. Studies point out as the main sources of stress, the loss of personal freedom, excessive academic pressure, dehumanization, lack of t...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Larissa Luciana Pires
Outros Autores: PORTO, Thaylla Hanna Rodrigues
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4580
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4580
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45802023-05-30T14:51:31Z Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira SILVA, Larissa Luciana Pires PORTO, Thaylla Hanna Rodrigues LAURENTINO, Rogério Valois http://lattes.cnpq.br/1614212724390938 Qualidade de vida Medicina WHOQOL-bref Saúde mental Quality of life Medicine Mental health CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA The undergraduate course in medical science requires intense dedication from the student and has several stressors that are individually and subjectively apprehended. Studies point out as the main sources of stress, the loss of personal freedom, excessive academic pressure, dehumanization, lack of time for leisure and socializing with family and friends, competition, among other. There can be several physical effects resulting from this stress, such as chronic musculoskeletal disorders, low self-esteem, anxiety or depression. In this way, the quality of life of medical students at the Federal University of Pará, Altamira campus. This is an exploratory cross-sectional study whose methodological proposal was research with a quantitative approach, with descriptive analysis. An instrument to assess quality of life was used in the research: WHOQOL-bref, developed by the World Health Organization. The collection was made through the online form Google Forms and the analysis was done through the Software Biostat 5.0 and Microsoft Excel 2019. Among the results obtained are predominantly male, single and aged between 21 and 25 years. Among the questionnaires applied, we can observe that the first curricular year has the worst quality of life score and the fifty year has the best score. Furthermore, p values were > 0,05, with no statistically significant difference between the domains assessed in the same class, nor between the four domains of different classes of medicine. O curso de graduação em ciências médicas exige dedicação intensa do estudante e possui vários fatores estressores que são apreendidos de forma individual e subjetiva. Estudos apontam como principais fontes de estresse a perda da liberdade pessoal, excesso de pressões acadêmicas, desumanização, falta de tempo para lazer e convívio com a família e amigos, competição, entre outros. Vários podem ser os efeitos físicos resultados por esse estresse, como doenças musculoesqueléticas crônicas, baixa autoestima, ansiedade ou depressão. Dessa forma, a qualidade de vida do estudante de medicina pode ser afetada. O objetivo do estudo é avaliar a qualidade de vida dos estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Pará, campus Altamira. Trata-se de um estudo exploratório de corte transversal que teve como proposta metodológica a pesquisa com enfoque quantitativo, com análise descritiva. Foi utilizado na pesquisa, um instrumento de avaliação de qualidade de vida: WHOQOL-bref, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde. A coleta foi feita por meio do formulário online Google Forms e a análise pelo Software Bioestat 5.0 e do Microsoft Excel 2019. Entre os resultados obtidos têm-se que são predominantemente do gênero masculino, solteiros e com idade entre 21 e 25 anos. Entre os questionários aplicados, podemos observar que o primeiro ano curricular possui o pior escore de qualidade de vida e o quinto ano tem o melhor escore. Outrossim, os valores de p foram > 0,05, não havendo diferença estatisticamente significativa entre os domínios avaliados em uma mesma turma, tampouco entre os quatro domínios de diferentes turmas de medicina. 2022-10-04T19:23:00Z 2022-10-04T19:23:00Z 2021-11-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Larissa Luciana Pires; PORTO, Thaylla Hanna Rodrigues. Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira. Orientador: Rogério Valois Laurentino. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina) - Faculdade de Medicina, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4580. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4580 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Qualidade de vida
Medicina
WHOQOL-bref
Saúde mental
Quality of life
Medicine
Mental health
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
spellingShingle Qualidade de vida
Medicina
WHOQOL-bref
Saúde mental
Quality of life
Medicine
Mental health
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
SILVA, Larissa Luciana Pires
Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira
topic_facet Qualidade de vida
Medicina
WHOQOL-bref
Saúde mental
Quality of life
Medicine
Mental health
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description The undergraduate course in medical science requires intense dedication from the student and has several stressors that are individually and subjectively apprehended. Studies point out as the main sources of stress, the loss of personal freedom, excessive academic pressure, dehumanization, lack of time for leisure and socializing with family and friends, competition, among other. There can be several physical effects resulting from this stress, such as chronic musculoskeletal disorders, low self-esteem, anxiety or depression. In this way, the quality of life of medical students at the Federal University of Pará, Altamira campus. This is an exploratory cross-sectional study whose methodological proposal was research with a quantitative approach, with descriptive analysis. An instrument to assess quality of life was used in the research: WHOQOL-bref, developed by the World Health Organization. The collection was made through the online form Google Forms and the analysis was done through the Software Biostat 5.0 and Microsoft Excel 2019. Among the results obtained are predominantly male, single and aged between 21 and 25 years. Among the questionnaires applied, we can observe that the first curricular year has the worst quality of life score and the fifty year has the best score. Furthermore, p values were > 0,05, with no statistically significant difference between the domains assessed in the same class, nor between the four domains of different classes of medicine.
author_additional LAURENTINO, Rogério Valois
author_additionalStr LAURENTINO, Rogério Valois
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Larissa Luciana Pires
author2 PORTO, Thaylla Hanna Rodrigues
author2Str PORTO, Thaylla Hanna Rodrigues
title Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira
title_short Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira
title_full Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPA, Campus Altamira
title_sort avaliação da qualidade de vida dos acadêmicos do curso de medicina da ufpa, campus altamira
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4580
_version_ 1787155317298036736
score 11.753896