Artigo

Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA

O presente artigo traz resultados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), cujo objeto de estudo focaliza os impactos da formação inicial na profissionalização e profissionalidade de docentes egressos do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Profe...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Thays Fátima Santos
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4774
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4774
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47742022-11-30T19:43:26Z Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA RODRIGUES, Thays Fátima Santos CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues http://lattes.cnpq.br/2012685775215935 Formação Valorização Profissionalização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo traz resultados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), cujo objeto de estudo focaliza os impactos da formação inicial na profissionalização e profissionalidade de docentes egressos do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ofertado pelo campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo consiste em analisar o impacto da formação inicial sobre as condições de profissionalização e de trabalho dos docentes, após a conclusão do curso de licenciatura em nível superior. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi a pesquisa do tipo documental e empírica, com aplicação de questionário online. Os resultados obtidos apontam para um aumento da escolaridade dos professores docentes egressos da formação inicial, no entanto há um evidente processo de precarização da profissão, uma vez que a formação não promoveu a estabilidade e o retorno profissional e pessoal almejado. A temática não se esgota com esta pesquisa, uma vez que ainda há muitas outras problemáticas relativas a formação, profissionalização e valorização docente à serem desvendados sobre os impactos da formação inicial sobre a vida profissional dos professores, sobretudo, daqueles que a realizaram e a realizam no pleno exercício da profissão, como é o caso dos egressos do Parfor. 2022-11-29T18:40:48Z 2022-11-29T18:40:48Z 2022-10-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RODRIGUES, Thays Fátima Santos. Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA. In: Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, 2020. Online.Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2022. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4774. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4774 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação
Valorização
Profissionalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação
Valorização
Profissionalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RODRIGUES, Thays Fátima Santos
Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA
topic_facet Formação
Valorização
Profissionalização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente artigo traz resultados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Cientifica (PIBIC), cujo objeto de estudo focaliza os impactos da formação inicial na profissionalização e profissionalidade de docentes egressos do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) ofertado pelo campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo consiste em analisar o impacto da formação inicial sobre as condições de profissionalização e de trabalho dos docentes, após a conclusão do curso de licenciatura em nível superior. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, cujo método escolhido foi a pesquisa do tipo documental e empírica, com aplicação de questionário online. Os resultados obtidos apontam para um aumento da escolaridade dos professores docentes egressos da formação inicial, no entanto há um evidente processo de precarização da profissão, uma vez que a formação não promoveu a estabilidade e o retorno profissional e pessoal almejado. A temática não se esgota com esta pesquisa, uma vez que ainda há muitas outras problemáticas relativas a formação, profissionalização e valorização docente à serem desvendados sobre os impactos da formação inicial sobre a vida profissional dos professores, sobretudo, daqueles que a realizaram e a realizam no pleno exercício da profissão, como é o caso dos egressos do Parfor.
author_additional CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
author_additionalStr CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
format Artigo
author RODRIGUES, Thays Fátima Santos
title Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA
title_short Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA
title_full Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA
title_fullStr Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA
title_full_unstemmed Impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de Pedagogia Parfor UFPA
title_sort impactos da formação inicial no desenvolvimento profissional de docentes egressos do curso de pedagogia parfor ufpa
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4774
_version_ 1787155352940183552
score 11.753735