/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal
O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal,...
Autor principal: | SANTOS, Rozivane Pinho dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1229 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de
formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR
enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando
como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA
Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os
discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR,
instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um
trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como
referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR
(2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da
Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES),
entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na
experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos
que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre
esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso,
melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um
novo olhar acerca do Curso de Pedagogia. |