/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de...
Autor principal: | OLIVEIRA, Raiane do Nascimento |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4796 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47962022-12-01T03:06:03Z O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem OLIVEIRA, Raiane do Nascimento CHARLET, Eliane Cristina Soares http://lattes.cnpq.br/6000275052016633 Imagem Livro didático Ensino de História Imagen Libro de texto Enseñanza de la Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem. Este artículo tiene como objetivo analizar el uso de las imágenes presentes en los libros de texto como instrumento de enseñanza-aprendizaje, sensibilizar a los estudiantes sobre la importancia que tienen las imágenes para la enseñanza de la historia y comprender los signos que se les atribuyen, que son capaces de construir mensajes de un tiempo, de un momento, de un instante para ser captados y evidenciados en cada imagen sugerida en los libros de texto. Así, a partir de las relaciones que se establecen entre imagen y texto contenido en los libros de texto, pensarlo como un objeto histórico que establece un conjunto de prácticas y discursos que constituyen formas de vivencias y testimonios de ese presente eternizado en una imagen. 2022-11-30T21:28:19Z 2022-11-30T21:28:19Z 2022-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Raiane do Nascimento. O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Licenciatura Plena em História) – Faculdade de História. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796 por Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Imagem Livro didático Ensino de História Imagen Libro de texto Enseñanza de la Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
spellingShingle |
Imagem Livro didático Ensino de História Imagen Libro de texto Enseñanza de la Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA OLIVEIRA, Raiane do Nascimento O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
topic_facet |
Imagem Livro didático Ensino de História Imagen Libro de texto Enseñanza de la Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem. |
author_additional |
CHARLET, Eliane Cristina Soares |
author_additionalStr |
CHARLET, Eliane Cristina Soares |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Raiane do Nascimento |
title |
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
title_short |
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
title_full |
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
title_sort |
o papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796 |
_version_ |
1787155290295107584 |
score |
11.753735 |