Artigo

O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem

Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Raiane do Nascimento
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4796
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-47962022-12-01T03:06:03Z O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem OLIVEIRA, Raiane do Nascimento CHARLET, Eliane Cristina Soares http://lattes.cnpq.br/6000275052016633 Imagem Livro didático Ensino de História Imagen Libro de texto Enseñanza de la Historia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem. Este artículo tiene como objetivo analizar el uso de las imágenes presentes en los libros de texto como instrumento de enseñanza-aprendizaje, sensibilizar a los estudiantes sobre la importancia que tienen las imágenes para la enseñanza de la historia y comprender los signos que se les atribuyen, que son capaces de construir mensajes de un tiempo, de un momento, de un instante para ser captados y evidenciados en cada imagen sugerida en los libros de texto. Así, a partir de las relaciones que se establecen entre imagen y texto contenido en los libros de texto, pensarlo como un objeto histórico que establece un conjunto de prácticas y discursos que constituyen formas de vivencias y testimonios de ese presente eternizado en una imagen. 2022-11-30T21:28:19Z 2022-11-30T21:28:19Z 2022-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Raiane do Nascimento. O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Licenciatura Plena em História) – Faculdade de História. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796 por Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Imagem
Livro didático
Ensino de História
Imagen
Libro de texto
Enseñanza de la Historia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Imagem
Livro didático
Ensino de História
Imagen
Libro de texto
Enseñanza de la Historia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
OLIVEIRA, Raiane do Nascimento
O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
topic_facet Imagem
Livro didático
Ensino de História
Imagen
Libro de texto
Enseñanza de la Historia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem.
author_additional CHARLET, Eliane Cristina Soares
author_additionalStr CHARLET, Eliane Cristina Soares
format Artigo
author OLIVEIRA, Raiane do Nascimento
title O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
title_short O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
title_full O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
title_fullStr O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
title_sort o papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4796
_version_ 1787155290295107584
score 11.753735