/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
This work is based on the analysis of teaching in a historical context, from the Guajarense community in the municipality of Curralinho, in the State of Pará. Where the role of remote educator at the time of the dictatorship, with educators developing their works with more love, than support financi...
Autor principal: | TAVARES, Cleide Pantoja |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4806 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48062023-01-10T12:06:05Z Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho TAVARES, Cleide Pantoja FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro Educação Docência Dedicação Ensino Education Teaching Dedication Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL This work is based on the analysis of teaching in a historical context, from the Guajarense community in the municipality of Curralinho, in the State of Pará. Where the role of remote educator at the time of the dictatorship, with educators developing their works with more love, than support financial. In this context, this research was aimed at contextualizing the teaching life from the dictatorship period, with the inferences that such a policy influenced, as well as the person's view of retired teachers who exercised their function while they were still young. For that, the methodology of interview was elaborated, with questionnaires, photographs, conversations and observations of the places in the actuality. As a theoretical basis, we place the reflections on teacher education in Brazil and its devaluation. And it has as its theoretical basis the author Saviani (1987), which shows an education since the middle ages, where the center of knowledge was man himself. Also in Cury (1978), which shows how much one can use the old to build new knowledge. Other authors used are Gatti and Barreto (2009), which shows how much society does not value the educator according as they deserve, for the responsibility they carry. Among other important authors to this production. Este trabalho parte do princípio em analisar a docência em um contexto histórico, da comunidade Guajarense no Município de Curralinho, no Estado do Pará. Onde a função de educador remota ao tempo da ditadura, com educadores desenvolvendo seus trabalhos com mais amor, do que apoio financeiro. Neste contexto esta pesquisa foi direcionada com o objetivo de contextualizar a vida docente desde o período da ditadura, com as inferências que tal política influenciava, bem como a visão pessoa de docentes já aposentados, que exerceram a função, quando ainda eram jovens. Para isso, foi elaborada a metodologia de entrevista, com questionários, fotografias, conversas e observações dos locais na atualidade. Como base teórica nos posicionamos junto as reflexões sobre a formação docente no Brasil e sua desvalorização. E tem como base teórica o autor Saviani (1987), que mostra uma educação desde a idade média, onde o centro do saber era o próprio homem. Também em Cury (1978), que mostra o quanto se pode usar o velho para construir o novo conhecimento. Outros autores usados são Gatti e Barreto (2009), que mostra o quanto a sociedade não valoriza o educador de acordo como eles merecem, pela responsabilidade que exercem. Entre outros autores importantes a essa produção. 2022-12-08T21:34:24Z 2022-12-08T21:34:24Z 2018-08-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Cleide Pantoja. Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho. Orientador: Raimundo Renato Balieiro Ferreira. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Docência Dedicação Ensino Education Teaching Dedication Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
spellingShingle |
Educação Docência Dedicação Ensino Education Teaching Dedication Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL TAVARES, Cleide Pantoja Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho |
topic_facet |
Educação Docência Dedicação Ensino Education Teaching Dedication Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
This work is based on the analysis of teaching in a historical context, from the Guajarense community in the municipality of Curralinho, in the State of Pará. Where the role of remote educator at the time of the dictatorship, with educators developing their works with more love, than support financial. In this context, this research was aimed at contextualizing the teaching life from the dictatorship period, with the inferences that such a policy influenced, as well as the person's view of retired teachers who exercised their function while they were still young. For that, the methodology of interview was elaborated, with questionnaires, photographs, conversations and observations of the places in the actuality. As a theoretical basis, we place the reflections on teacher education in Brazil and its devaluation. And it has as its theoretical basis the author Saviani (1987), which shows an education since the middle ages, where the center of knowledge was man himself. Also in Cury (1978), which shows how much one can use the old to build new knowledge. Other authors used are Gatti and Barreto (2009), which shows how much society does not value the educator according as they deserve, for the responsibility they carry. Among other important authors to this production. |
author_additional |
FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro |
author_additionalStr |
FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
TAVARES, Cleide Pantoja |
title |
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho |
title_short |
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho |
title_full |
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho |
title_fullStr |
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho |
title_full_unstemmed |
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho |
title_sort |
memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade guajarense/município de curralinho |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806 |
_version_ |
1787155366978519040 |
score |
11.753735 |