Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho

This work is based on the analysis of teaching in a historical context, from the Guajarense community in the municipality of Curralinho, in the State of Pará. Where the role of remote educator at the time of the dictatorship, with educators developing their works with more love, than support financi...

ver descrição completa

Autor principal: TAVARES, Cleide Pantoja
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4806
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48062023-01-10T12:06:05Z Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho TAVARES, Cleide Pantoja FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro Educação Docência Dedicação Ensino Education Teaching Dedication Teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL This work is based on the analysis of teaching in a historical context, from the Guajarense community in the municipality of Curralinho, in the State of Pará. Where the role of remote educator at the time of the dictatorship, with educators developing their works with more love, than support financial. In this context, this research was aimed at contextualizing the teaching life from the dictatorship period, with the inferences that such a policy influenced, as well as the person's view of retired teachers who exercised their function while they were still young. For that, the methodology of interview was elaborated, with questionnaires, photographs, conversations and observations of the places in the actuality. As a theoretical basis, we place the reflections on teacher education in Brazil and its devaluation. And it has as its theoretical basis the author Saviani (1987), which shows an education since the middle ages, where the center of knowledge was man himself. Also in Cury (1978), which shows how much one can use the old to build new knowledge. Other authors used are Gatti and Barreto (2009), which shows how much society does not value the educator according as they deserve, for the responsibility they carry. Among other important authors to this production. Este trabalho parte do princípio em analisar a docência em um contexto histórico, da comunidade Guajarense no Município de Curralinho, no Estado do Pará. Onde a função de educador remota ao tempo da ditadura, com educadores desenvolvendo seus trabalhos com mais amor, do que apoio financeiro. Neste contexto esta pesquisa foi direcionada com o objetivo de contextualizar a vida docente desde o período da ditadura, com as inferências que tal política influenciava, bem como a visão pessoa de docentes já aposentados, que exerceram a função, quando ainda eram jovens. Para isso, foi elaborada a metodologia de entrevista, com questionários, fotografias, conversas e observações dos locais na atualidade. Como base teórica nos posicionamos junto as reflexões sobre a formação docente no Brasil e sua desvalorização. E tem como base teórica o autor Saviani (1987), que mostra uma educação desde a idade média, onde o centro do saber era o próprio homem. Também em Cury (1978), que mostra o quanto se pode usar o velho para construir o novo conhecimento. Outros autores usados são Gatti e Barreto (2009), que mostra o quanto a sociedade não valoriza o educador de acordo como eles merecem, pela responsabilidade que exercem. Entre outros autores importantes a essa produção. 2022-12-08T21:34:24Z 2022-12-08T21:34:24Z 2018-08-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERREIRA, Cleide Pantoja. Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho. Orientador: Raimundo Renato Balieiro Ferreira. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Docência
Dedicação
Ensino
Education
Teaching
Dedication
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação
Docência
Dedicação
Ensino
Education
Teaching
Dedication
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
TAVARES, Cleide Pantoja
Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
topic_facet Educação
Docência
Dedicação
Ensino
Education
Teaching
Dedication
Teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description This work is based on the analysis of teaching in a historical context, from the Guajarense community in the municipality of Curralinho, in the State of Pará. Where the role of remote educator at the time of the dictatorship, with educators developing their works with more love, than support financial. In this context, this research was aimed at contextualizing the teaching life from the dictatorship period, with the inferences that such a policy influenced, as well as the person's view of retired teachers who exercised their function while they were still young. For that, the methodology of interview was elaborated, with questionnaires, photographs, conversations and observations of the places in the actuality. As a theoretical basis, we place the reflections on teacher education in Brazil and its devaluation. And it has as its theoretical basis the author Saviani (1987), which shows an education since the middle ages, where the center of knowledge was man himself. Also in Cury (1978), which shows how much one can use the old to build new knowledge. Other authors used are Gatti and Barreto (2009), which shows how much society does not value the educator according as they deserve, for the responsibility they carry. Among other important authors to this production.
author_additional FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro
author_additionalStr FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author TAVARES, Cleide Pantoja
title Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
title_short Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
title_full Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
title_fullStr Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
title_full_unstemmed Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho
title_sort memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade guajarense/município de curralinho
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4806
_version_ 1787155366978519040
score 11.753735