Artigo

Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio

The present work discusses the results of a research - action carried out in a class of the 1st year of High School, whose objective was to present alternative instruments so that they can be used in the teaching of Chemical Reactions, aiming to help teachers in the process of re-elaboration of expe...

ver descrição completa

Autor principal: FRANCO, Anderson Rogério Beltrão
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4814
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4814
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48142022-12-27T13:00:27Z Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio FRANCO, Anderson Rogério Beltrão RIBEIRO, Alcy Favacho http://lattes.cnpq.br/2716307121659406 Ensino remoto Reações químicas Materiais alternativos Remote teaching Chemical reactions Alternative materials CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The present work discusses the results of a research - action carried out in a class of the 1st year of High School, whose objective was to present alternative instruments so that they can be used in the teaching of Chemical Reactions, aiming to help teachers in the process of re-elaboration of experimental activities , adapting them for remote teaching, due to the COVID-19 pandemic. Therefore, this study was developed with low-cost and easily acquired materials. To facilitate the dialogue with students, the experiments were carried out via Google Meet. Questionnaires were applied to quantify the research result. Through the analysis of the applied questionnaires, it was noticed the understanding of the subject and participation in the classes. In view of this, it appears that experimental activities during remote teaching are an important tool in the teaching-learning process in Chemistry classes. O presente trabalho discorre sobre os resultados de uma pesquisa - ação realizada em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi apresentar instrumentos alternativos de forma que sejam usados no ensino de Reações Químicas, visando ajudar docentes no processo de reelaboração de atividades experimentais, adequando-os para o ensino remoto, em virtude da pandemia da COVID-19. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Para facilitar o diálogo com discentes, os experimentos foram realizados via Google Meet. Questionários foram aplicados para quantificar o resultado da pesquisa. Pela análise dos questionários aplicados, notou-se o entendimento do assunto e participação nas aulas. Diante disso, verifica-se que, atividades de cunho experimentais durante o ensino remoto é uma ferramenta importante no processo ensinoaprendizagem em aulas de Química. 2022-12-16T13:13:46Z 2022-12-16T13:13:46Z 2022-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo FRANCO, Anderson Rogério Beltrão. Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio. Orientador: Alcy Favacho Ribeiro. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4814. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4814 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino remoto
Reações químicas
Materiais alternativos
Remote teaching
Chemical reactions
Alternative materials
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Ensino remoto
Reações químicas
Materiais alternativos
Remote teaching
Chemical reactions
Alternative materials
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
FRANCO, Anderson Rogério Beltrão
Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
topic_facet Ensino remoto
Reações químicas
Materiais alternativos
Remote teaching
Chemical reactions
Alternative materials
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description The present work discusses the results of a research - action carried out in a class of the 1st year of High School, whose objective was to present alternative instruments so that they can be used in the teaching of Chemical Reactions, aiming to help teachers in the process of re-elaboration of experimental activities , adapting them for remote teaching, due to the COVID-19 pandemic. Therefore, this study was developed with low-cost and easily acquired materials. To facilitate the dialogue with students, the experiments were carried out via Google Meet. Questionnaires were applied to quantify the research result. Through the analysis of the applied questionnaires, it was noticed the understanding of the subject and participation in the classes. In view of this, it appears that experimental activities during remote teaching are an important tool in the teaching-learning process in Chemistry classes.
author_additional RIBEIRO, Alcy Favacho
author_additionalStr RIBEIRO, Alcy Favacho
format Artigo
author FRANCO, Anderson Rogério Beltrão
title Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
title_short Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
title_full Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
title_fullStr Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Instrumentos alternativos para aulas práticas de Química no ensino remoto para alunos do 1º Ano do Ensino Médio
title_sort instrumentos alternativos para aulas práticas de química no ensino remoto para alunos do 1º ano do ensino médio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4814
_version_ 1787155368526217216
score 11.753735