Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física

This Course Conclusion Paper - TCC, is related to the area of Mathematics Education, and addresses the results of a survey conducted with teachers of Basic Education, working in Secondary Education in schools in the state network of Castanhal / PA. This is a qualitative research driven by the que...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Bruna Aline da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4842
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4842
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48422022-12-27T03:04:48Z Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física SOUSA, Bruna Aline da Silva SOARES, Maria Eliana http://lattes.cnpq.br/9877259421987347 Professores de matemática - Formação Prática pedagógica Ensino de física Mathematics teachers - Training of Pedagogical practice Physics teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This Course Conclusion Paper - TCC, is related to the area of Mathematics Education, and addresses the results of a survey conducted with teachers of Basic Education, working in Secondary Education in schools in the state network of Castanhal / PA. This is a qualitative research driven by the question: How is the performance of licensed teachers in Mathematics in Physics teaching configured? It aimed to promote reflections on the process of teacher construction, starting from the reality of the initial training of teachers licensed in Mathematics for teaching practice in Physics. As a methodology, a field research was used with the application of an open questionnaire, which was analyzed considering the phenomenological context, from references that deal with curriculum, teacher training, teaching methodologies, in addition to a dialogue with the documents officers. From the analyzed data, it was concluded that the continuing education of teachers licensed in Mathematics who work in the teaching of Physics is paramount, especially with regard to the lack of practical subjects in the curriculum of initial training. The lack of teachers with a background in Physics creates complexity in terms of teaching practice, requiring teachers with degrees in Mathematics to develop their activities, increasing the need for continuing education. Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, está relacionado a área da Educação Matemática, e aborda resultados de uma pesquisa realizada com professores da Educação Básica, atuantes no Ensino Médio de escolas da rede estadual de Castanhal/PA. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa impulsionada pela indagação: Como se configura a atuação de professores licenciados em Matemática no ensino de Física? Objetivou promover reflexões sobre o processo de construção docente, partindo da realidade da formação inicial dos professores licenciados em Matemática para a prática docente em Física. Como metodologia, utilizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aberto, que foi analisado considerando o contexto fenomenológico, a partir de referenciais que tratam de currículo, formação de professores, metodologias de ensino, além de um diálogo com os documentos oficiais. A partir dos dados analisados concluiu-se, que a formação continuada dos professores licenciados em Matemática que atuam no ensino de Física é primordial, principalmente no que tange a carência das disciplinas práticas do currículo da formação inicial. A carência de professores com formação em Física gera complexidade no que tange a prática docente, exigindo dos professores licenciados em Matemática se desdobrarem em suas atividades, aumentando a necessidade de formação continuada. 2022-12-26T14:34:24Z 2022-12-26T14:34:24Z 2020-07-14 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUSA, Bruna Aline da Silva. Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4842. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4842 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores de matemática - Formação
Prática pedagógica
Ensino de física
Mathematics teachers - Training of
Pedagogical practice
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Professores de matemática - Formação
Prática pedagógica
Ensino de física
Mathematics teachers - Training of
Pedagogical practice
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SOUSA, Bruna Aline da Silva
Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
topic_facet Professores de matemática - Formação
Prática pedagógica
Ensino de física
Mathematics teachers - Training of
Pedagogical practice
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This Course Conclusion Paper - TCC, is related to the area of Mathematics Education, and addresses the results of a survey conducted with teachers of Basic Education, working in Secondary Education in schools in the state network of Castanhal / PA. This is a qualitative research driven by the question: How is the performance of licensed teachers in Mathematics in Physics teaching configured? It aimed to promote reflections on the process of teacher construction, starting from the reality of the initial training of teachers licensed in Mathematics for teaching practice in Physics. As a methodology, a field research was used with the application of an open questionnaire, which was analyzed considering the phenomenological context, from references that deal with curriculum, teacher training, teaching methodologies, in addition to a dialogue with the documents officers. From the analyzed data, it was concluded that the continuing education of teachers licensed in Mathematics who work in the teaching of Physics is paramount, especially with regard to the lack of practical subjects in the curriculum of initial training. The lack of teachers with a background in Physics creates complexity in terms of teaching practice, requiring teachers with degrees in Mathematics to develop their activities, increasing the need for continuing education.
author_additional SOARES, Maria Eliana
author_additionalStr SOARES, Maria Eliana
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUSA, Bruna Aline da Silva
title Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
title_short Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
title_full Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
title_fullStr Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
title_full_unstemmed Formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
title_sort formação e prática docente: reflexões sobre a atuação de professores licenciados em matemática na docência de física
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4842
_version_ 1787155343928721408
score 11.653393