Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos

Knowing the importance that the teacher has to awaken in the student the motivation and interest in learning, this work presents a bibliographical review with the objective of emphasizing on the importance of the use of Comics (HQs) and Cordel Literature (LC) as educational resources for the teachin...

ver descrição completa

Autor principal: CABRAL, Valéria da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4871
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4871
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48712023-01-05T03:04:54Z Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos CABRAL, Valéria da Costa SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da http://lattes.cnpq.br/5067093267673117 https://orcid.org/0000-0002-7084-8491 Histórias em quadrinhos Literatura de Cordel Ensino-aprendizagem de Física Recursos educacionais Comics Literature of twine Physics teaching-learning Educational resources CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Knowing the importance that the teacher has to awaken in the student the motivation and interest in learning, this work presents a bibliographical review with the objective of emphasizing on the importance of the use of Comics (HQs) and Cordel Literature (LC) as educational resources for the teaching-learning process of physics in schools. And to fulfill this objective, the method of bibliographical research was used in academic articles, books and websites that bring a study on the mentioned topic and that shows the importance of these didactic resources in classes during teaching practice. The revised works present us with a contextualized and dynamic way of teaching and learning, which takes into account the students' knowledge and reality, which for the authors facilitates not only the teachinglearning process, but also the teacher-student relationship. This work made it possible to understand that the contextualization of physics content addressed through comics and LC brings science closer to art and allows students to study and learn through creativity and interdisciplinarity, increasing their imaginative capacity and stimulating their development, as the worked readings bring an easy-to-understand writing, where the content is presented in a simple, fun and humorous way, which attracts the student's attention, making him feel interested in learning physics, and stating that by bringing science and literature together in education we can build scientific knowledge. Sabendo da importância que o professor tem de despertar no aluno a motivação e o interesse em aprender, este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de enfatizar sobre a importância do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) e da Literatura de Cordel (LC) como recursos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de física nas escolas. E para cumprir tal objetivo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos, livros e sites que trazem um estudo sobre o tema citado e que mostra a importância desses recursos didáticos nas aulas durante a prática docente. Os trabalhos revisados nos apresentam uma maneira contextualizada e dinâmica de ensinar e aprender, onde se leva em consideração o conhecimento e a realidade dos alunos, que para os autores facilita não só no processo de ensino-aprendizagem, mas também na relação professor-aluno. Este trabalho permitiu compreender que a contextualização de conteúdos de física abordados através das HQs e da LC aproximam a ciência da arte e propicia aos alunos estudar e aprender através da criatividade e da interdisciplinaridade, aumentando a sua capacidade imaginativa e estimulando o seu desenvolvimento, pois as leituras trabalhadas trazem uma escrita de fácil compreensão, onde o conteúdo é apresentado de forma simples, divertida e bem humorada o que atrai a atenção do aluno, fazendo com que o mesmo sinta interesse em aprender física, e afirmando que ao aproximar ciência e literatura na educação podemos construir conhecimento científico. 2022-12-30T22:38:35Z 2022-12-30T22:38:35Z 2022-11-30 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CABRAL, Valéria da Costa. Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos. Orientador: Carlos Alberto Brito da Silva Júnior. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4871. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4871 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Histórias em quadrinhos
Literatura de Cordel
Ensino-aprendizagem de Física
Recursos educacionais
Comics
Literature of twine
Physics teaching-learning
Educational resources
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Histórias em quadrinhos
Literatura de Cordel
Ensino-aprendizagem de Física
Recursos educacionais
Comics
Literature of twine
Physics teaching-learning
Educational resources
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CABRAL, Valéria da Costa
Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
topic_facet Histórias em quadrinhos
Literatura de Cordel
Ensino-aprendizagem de Física
Recursos educacionais
Comics
Literature of twine
Physics teaching-learning
Educational resources
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Knowing the importance that the teacher has to awaken in the student the motivation and interest in learning, this work presents a bibliographical review with the objective of emphasizing on the importance of the use of Comics (HQs) and Cordel Literature (LC) as educational resources for the teaching-learning process of physics in schools. And to fulfill this objective, the method of bibliographical research was used in academic articles, books and websites that bring a study on the mentioned topic and that shows the importance of these didactic resources in classes during teaching practice. The revised works present us with a contextualized and dynamic way of teaching and learning, which takes into account the students' knowledge and reality, which for the authors facilitates not only the teachinglearning process, but also the teacher-student relationship. This work made it possible to understand that the contextualization of physics content addressed through comics and LC brings science closer to art and allows students to study and learn through creativity and interdisciplinarity, increasing their imaginative capacity and stimulating their development, as the worked readings bring an easy-to-understand writing, where the content is presented in a simple, fun and humorous way, which attracts the student's attention, making him feel interested in learning physics, and stating that by bringing science and literature together in education we can build scientific knowledge.
author_additional SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
author_additionalStr SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CABRAL, Valéria da Costa
title Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
title_short Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
title_full Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
title_fullStr Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
title_full_unstemmed Uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Física por meio das Histórias em Quadrinhos
title_sort uma revisão bibliográfica sobre o ensino de física por meio das histórias em quadrinhos
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4871
_version_ 1787155380237762560
score 11.753896