Artigo

A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais

The use of educational technology in the current context of educational institutions is fundamental for the modernization of Brazilian education, in this sense, the present work aimed to stimulate children's awareness of environmental education through educational games. This work presents the proce...

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Autor principal: OLIVEIRA, Ney Cristina
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4872
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spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48722024-08-24T03:02:22Z A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais OLIVEIRA, Ney Cristina BARBOSA, Disterfano Lima Martins http://lattes.cnpq.br/5619873050662231 FONSECA, Wellington da Silva http://lattes.cnpq.br/5066230825214516 https://orcid.org/0000-0002-2602-1964 Tecnologia educacional Jogos didáticos Educação ambiental Educational technology Didactic game Environmental education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The use of educational technology in the current context of educational institutions is fundamental for the modernization of Brazilian education, in this sense, the present work aimed to stimulate children's awareness of environmental education through educational games. This work presents the process of development and application of an environmental education game called Sage - An Ecological Adventure. The use of the game promoted, among the students, an interest in combating the environmental problems faced in Ananindeua / PA, in the metropolitan region of Belém. year. Questionnaires containing questions regarding the degree of difficulty of the game and the environmental problems existing in the city were distributed to students. After the applicability of the game and the answers obtained with the questionnaires, it was possible to observe that the students actively participated in each phase of the game and understood the importance of caring for the environment. O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente. 2022-12-30T23:42:15Z 2022-12-30T23:42:15Z 2022-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Ney Cristina. A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais. Orientador: Disterfano Lima Martins Barbosa. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4872. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4872 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
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