Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA

This project was applied with the purpose of demonstrating how it is possible to use natural resources, in this case the soil and/or multicolored clays, for science teaching, approaching a transversal theme, for this the environment. The objective was to reuse the soil/clay as an alternative materia...

ver descrição completa

Autor principal: BARATA, Rosenilda Neves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4921
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4921
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-49212023-01-12T03:05:20Z O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA BARATA, Rosenilda Neves SOUSA, Daniel José Lima de http://lattes.cnpq.br/7807631055051705 RIBEIRO, Alcy Favacho http://lattes.cnpq.br/2716307121659406 Aulas práticas Solo Ensino de Ciências Practical classes Ground Science teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This project was applied with the purpose of demonstrating how it is possible to use natural resources, in this case the soil and/or multicolored clays, for science teaching, approaching a transversal theme, for this the environment. The objective was to reuse the soil/clay as an alternative material to contextualize processes of separation of heterogeneous mixtures and environmental approach with ninth grade students of the Hesketh Condurú School, located in Curuçá, Pará through recycling, reuse and natural paints. The work was carried out through a practical class with the aid of a model in order to talk about the formation of the soil, its horizons, its composition and a guidebook on the soil and the separation of heterogeneous mixtures in the process of manufacturing natural paints, and next, a workshop with natural paints based on soil/clays with an environmental approach through recycling and reuse. The research has a descriptive character with a qualitative approach, which registers and describes the observed facts without interfering with them. It was then observed that the students showed interest in the practical class, thus highlighting for us teachers the importance of changing the way of teaching, allowing students the opportunities to create and relate their day to day with curricular themes, in this way the results will be enriching and satisfactory. Este projeto foi aplicado com o propósito de demonstrar como é possível usar recursos naturais, neste caso o solo e/ou argilas multicoloridas, para o ensino de ciências, abordando um tema transversal, para este o meio ambiente. O objetivo foi reaproveitar o solo/argilas como material alternativo para contextualizar processos de separação de misturas heterogêneas e abordagem ambiental com alunos do nono ano da Escola Hesketh Condurú, localizada em Curuçá, Pará através da reciclagem, reuso e tintas naturais. O trabalho foi realizado através de uma aula prática com o auxílio de uma maquete a fim de falar da formação do solo, seus horizontes, sua composição e apostila guia sobre o solo e à separação de misturas heterogêneas no processo da fabricação de tintas naturais, e na sequência, uma oficina com tintas naturais a base de solo/argilas com abordagem meio ambiente através da reciclagem e reuso. A pesquisa tem caráter descritivo com abordagem qualitativa, que registra e descreve os fatos observados sem interferências nos mesmos, para análise de resultados foi aplicado um questionário no final da oficina, além das falas registradas nas filmagens. Observou-se então que os alunos demonstraram interesse na aula prática, destacando assim para nós professores a importância de mudarmos a forma de ensinar, permitindo aos alunos a oportunidades de criar e relacionar seu dia a dia com temas curriculares, desta forma os resultados serão enriquecedores e satisfatórios. 2023-01-11T17:30:31Z 2023-01-11T17:30:31Z 2022-12-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARATA, Rosenilda Neves. O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA. Orientador: Daniel José Lima de Sousa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4921. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4921 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aulas práticas
Solo
Ensino de Ciências
Practical classes
Ground
Science teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Aulas práticas
Solo
Ensino de Ciências
Practical classes
Ground
Science teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
BARATA, Rosenilda Neves
O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
topic_facet Aulas práticas
Solo
Ensino de Ciências
Practical classes
Ground
Science teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description This project was applied with the purpose of demonstrating how it is possible to use natural resources, in this case the soil and/or multicolored clays, for science teaching, approaching a transversal theme, for this the environment. The objective was to reuse the soil/clay as an alternative material to contextualize processes of separation of heterogeneous mixtures and environmental approach with ninth grade students of the Hesketh Condurú School, located in Curuçá, Pará through recycling, reuse and natural paints. The work was carried out through a practical class with the aid of a model in order to talk about the formation of the soil, its horizons, its composition and a guidebook on the soil and the separation of heterogeneous mixtures in the process of manufacturing natural paints, and next, a workshop with natural paints based on soil/clays with an environmental approach through recycling and reuse. The research has a descriptive character with a qualitative approach, which registers and describes the observed facts without interfering with them. It was then observed that the students showed interest in the practical class, thus highlighting for us teachers the importance of changing the way of teaching, allowing students the opportunities to create and relate their day to day with curricular themes, in this way the results will be enriching and satisfactory.
author_additional SOUSA, Daniel José Lima de
author_additionalStr SOUSA, Daniel José Lima de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BARATA, Rosenilda Neves
title O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
title_short O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
title_full O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
title_fullStr O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
title_full_unstemmed O solo como material alternativo para o ensino de Ciências e Educação Ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do Nono Ano na Escola Hesketh Condurú em Curuçá-PA
title_sort o solo como material alternativo para o ensino de ciências e educação ambiental: oficina as cores do solo em uma turma do nono ano na escola hesketh condurú em curuçá-pa
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4921
_version_ 1787155406236155904
score 11.753896